Estudante de Arapiraca busca patrocínio para apresentar projeto em Portugal

Por Niel Antonio 07/05/2017 11h11 - Atualizado em 07/05/2017 21h09
Por Niel Antonio 07/05/2017 11h11 Atualizado em 07/05/2017 21h09
Estudante de Arapiraca busca patrocínio para apresentar projeto em Portugal
Foto: Cortesia ao Já É Notícia
Um estudante da Escola Estadual Professora Izaura Antônia de Lisboa (Epial), de Arapiraca, teve um projeto de iniciação científica escolhido para ser apresentado na feita internacional Youth Science Meeting, que ocorrerá na Universidade de Porto, em Portugal, do dia 21 a 30 de julho deste ano.

O arapiraquense Gabriel da Silva tem apenas 16 anos, cursa o segundo ano do Ensino Médio e já despertou o interesse por pesquisa científica, ao produzir um inseticida natural que combate aranhas domésticas.

Orientado pela professora Nadja Maria Alves de Souza, o estudante desenvolveu o projeto “Análise dos efeitos dos inseticidas naturais à base de alecrim, boldo e canela para o controle de aranhas domésticas”, com foco no bem-estar das pessoas e do meio ambiente, sem o uso de produtos químicos.
Gabriel diz que as malas ainda não estão prontas e que será preciso correr contra o tempo, uma vez que não tem patrocínio para custear as passagens dele e da professora, assim como para os gastos durante a viagem.

“Eu nunca fiz uma viagem internacional, mas já me sinto privilegiado por ter a oportunidade de representar o Estado de Alagoas em um evento de grande importância como esse”, comenta o estudante.

De acordo com Gabriel, os benefícios do inseticida natural são muitos e é possível substituir os produtos químicos que, de certa forma, são prejudiciais à saúde e ao meio ambiente.