Polícia desarticula grupo que roubava até 10 carros por dia em Porto Alegre

Por G1 31/03/2017 09h09 - Atualizado em 31/03/2017 13h01
Por G1 31/03/2017 09h09 Atualizado em 31/03/2017 13h01
Polícia desarticula grupo que roubava até 10 carros por dia em Porto Alegre
Condomínio de luxo onde foi preso um dos líderes da quadrilha. - Foto: Fabio Almeida/RBSTV
Foi deflagrada, na manhã desta sexta-feira (31), uma operação contra o roubo de carros para desarticular, conforme a polícia, uma sofisticada e audaciosa organização criminosa que atua na Região Metropolitana de Porto Alegre. Eles chegavam a roubar 10 veículos por dia, para depois serem vendidos em nove estados brasileiros.

Ao todo, 24 pessoas foram presas, além da apreensão de armas, joias e veículos de luxo na operação denominada Macchina Nostra, além de outras quatro prisões ocorridas no decorrer das investigações.

Dois homens, já conhecidos da polícia, foi identificados como os líderes do grupo. Um deles foi preso em casa, em um condomínio de luxo na cidade de Viamão, na Região Metropolitana de Porto Alegre. O outro foi preso em Caxias do Sul, na Serra gaúcha. Ambas ocorreram na manhã desta sexta.

O número de veículos roubados diariamente - entre cinco e 10 só em Porto Alegre - era estabelecido como meta pela liderança do grupo. Tendo conhecimento de que 60% dos carros roubados eram recuperados, os criminosos roubavam vários modelos iguais.

Em poucas horas o carro roubado era adulterado para então ser vendido por valores que variavam de acordo com o modelo.

 

Armas apreendidas pela polícia durante operação (Foto: Reprodução/Twitter Polícia Civil)

A investigação estima que a quadrilha tenha sido responsável pelo roubo de aproximadamente 1,5 mil veículos desde outubro de 2015 na Região Metropolitana de Porto Alegre.

Ao todo, 200 policiais participam da ação para o cumprimento de 53 ordens judiciais, sendo 23 pedidos de prisão preventiva, seis temporárias, além de busca e apreensões que são realizadas em 14 diferentes cidades do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná.

A investigação durou um ano, e foi conduzida pela Delegacia de Repressão ao Roubo de Veículos do Departamento Estadual de Investigações Criminais (Deic). Vinte e nove pessoas foram identificadas, bem como a atuação delas em diferentes estados brasileiros.
 

Suspeito preso pela polícia na operação durante a manhã desta sexta (Foto: Reprodução/Twitter Polícia Civil)