Secretário determina reabertura do PAM e chama de 'maluco' quem organizou festa

Por Gazetaweb 14/12/2016 09h09 - Atualizado em 14/12/2016 12h12
Por Gazetaweb 14/12/2016 09h09 Atualizado em 14/12/2016 12h12
O secretário de Saúde de Maceió, José Thomaz Nonô, afirmou, em entrevista na manhã desta quarta-feira (14), que não sabia sobre o fechamento do PAM Salgadinho no dia de hoje para uma confraternização. Ele também disse que tomou as providências para que o posto reabra e chamou de "maluco" o responsável pela decisão.

"Quero saber quem foi o maluco que determinou que o PAM não funcione. Se fez um esforço brutal para que ele funcionasse, para que abrisse. A gente supera tudo isso e aí vem um maluco e fecha o posto para fazer uma confraternização de Natal. Liguei para a diretora de Atenção à Saúde e determinei que o PAM abra já".

Segundo o gestor, a festa dos funcionários já teria sido encerrada. "Confraternização só fora da hora de serviço. Quero dizer que essa confraternização já acabou. Que façam a confraternização, estimulo isso, mas depois do serviço. Fiquei indignado com o fechamento, imagino os usuários", acrescentou.

Nonô ressaltou que a SMS não teria sido avisada. "Para meu espanto vi pela televisão que o PAM estava fechado. A secretaria não sabia de nada disso e jamais poderia imaginar que um servidor ia fechar sua repartição para uma confraternização. Isso é inconcebível, o tipo de coisa que nunca imaginei que acontecesse".

PAM fechado

Os pacientes que procuraram atendimento no PAM Salgadinho foram surpreendidos com um aviso de que o local estaria fechado ao longo do dia devido a uma confraternização de servidores. O informe, assinado pela direção, avisou que os pacientes agendados para hoje foram transferidos para o dia 21 de dezembro.

Edivaldo da Silva afirma que saiu de Japaratinga no início da manhã para acompanhar a esposa em uma consulta. Ele explicou que chegou às 7h e que encontrou o posto fechado. "É um absurdo. Minha esposa estava com o exame de citologia marcado. Além da viagem perdida, nós vamos gastar R$ 100, que será o valor da passagem de ida e volta".

Os únicos funcionários que estavam na unidade no início da manhã eram os da limpeza e vigilância. A assessoria de comunicação da SMS informou, por outro lado, que a direção do PAM Salgadinho havia comunicado previamente aos pacientes agendados a transferência do atendimento.