Alagoas ganha veículos para reforçar o combate ao Aedes aegypti

Por Agência Alagoas 02/12/2016 16h04 - Atualizado em 02/12/2016 19h07
Por Agência Alagoas 02/12/2016 16h04 Atualizado em 02/12/2016 19h07
Alagoas ganha veículos para reforçar o combate ao Aedes aegypti
Foto: Carla Cleto
Alagoas não dará trégua ao Aedes aegypti e esse combate ganhou reforço nesta sexta-feira (2), com a aquisição de quatro viaturas, que serão usadas pelos supervisores de endemias da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), durante as ações de campo. Os veículos foram entregues em Junqueiro, pelo Ministério da Saúde (MS), representado pelo ministro do Turismo, Marx Beltrão, durante solenidade de abertura da 5ª edição do Governo Presente, que contou com a participação do governador Renan Filho, e da secretária de Estado da Saúde, Rozangela Wyszomirska.

Dos quatro veículos que foram encaminhados pelo Ministério da Saúde a Alagoas dois ficarão com a Sesau, um será doada à Coordenação Estadual de Defesa Civil e outro foi entregue para a Prefeitura de Girau do Ponciano. Durante a ação, foi entregue também um pulverizador costal, que alcança lugares de difícil acesso que podem conter larvas do mosquito.

"Este é um período que devemos estar em alerta para combater os focos do mosquito Aedes. Diante disso, os veículos chegam para reforçar as nossas ações em todo o Estado. Mas nessa luta devemos contar com o apoio dos alagoanos, que devem atuar para evitar o armazenamento inadequado de água em suas residências, procurando manter os utensílios fechados, não acumulando lixo e outros objetos que sirvam de criadouro para as larvas do mosquito", disse a gestora.

Ainda durante a entrega, a secretária Rozangela Wyszomirska ressaltou que todos os alagoanos devem ficar em alerta e, em nenhum momento, podem se descuidar da prevenção. “A Sesau vem fazendo sua parte, com diversas ações, orientações e trabalho com os servidores nos municípios, para que realizem atividades voltadas para o combate ao mosquito”, destacou.

Ação – Em uma parceria com a Coordenação Estadual de Defesa Civil, Exército, Polícia Militar, Bombeiros e agentes de endemias, 85 homens foram às ruas de Junqueiro, percorrendo prédios públicos, terrenos baldios e residências, para identificar os focos do Aedes. Durante a ação, eles orientaram os moradores e servidores sobre as medidas que devem adotar para evitar os criatórios do mosquito.