10 jogadores defendem a bandeira de Alagoas no exterior

Por Globo Esporte 14/11/2016 21h09 - Atualizado em 15/11/2016 01h01
Por Globo Esporte 14/11/2016 21h09 Atualizado em 15/11/2016 01h01
10 jogadores defendem  a bandeira de Alagoas no exterior
Foto: Reuters
Os jogadores alagoanos estão presentes nos quatro cantos do mundo. Com o objetivo de fazer uma carreira de sucesso no futebol, muitos tiveram a missão de sair cedo da terra natal para desbravar novas culturas. A maioria não é conhecida do grande público, atua em lugares bem diferentes do Brasil e estão longe dos holofotes. Outros, no entanto, se tornaram estrelas do esporte.

O GloboEsporte.com traz uma lista com 10 jogadores alagoanos que atuam no exterior. Entre os conhecidos estão os zagueiros Pepe e Ewerton, e os atacantes Roberto Firmino e Willian José. Completam o elenco o volante Magno, os meias Élton e Netinho, e os atacantes Everton, Thiago Silva e Reynaldo.

Pepe (Real Madrid - Espanha)


 
Quando se pensa em um jogador alagoano de sucesso é comum lembrar o nome de Pepe. O zagueiro, naturalizado português, passa por um dos melhores momentos na carreira. Em 2016, conquistou os títulos da Liga dos Campeões, pelo Real Madrid, e da Eurocopa, por Portugal. Feito realizado por poucos. O defensor saiu do anonimato para o sucesso após deixar o território brasileiro e tentar a sorte em Portugal.

O defensor deixou o Brasil aos 17 anos. Natural de Maceió, atuou nas categorias de base do CRB e o do Corinthians-AL. Em Portugal, seu primeiro clube foi o Marítimo, mas foi no Porto que o zagueiro se apresentou à Europa. A qualidade no sistema defensivo e o perfil forte chamaram a atenção do Real. Atualmente, Pepe está na sua décima temporada com a camisa merengue.

Roberto Firmino (Liverpool - Inglaterra)


 
A fase de Roberto Firmino tem deixado o torcedor do Liverpool empolgado. O maceioense é um dos jogadores mais decisivos do futebol inglês. Em 2016, foram 17 gols anotados e uma série de assistências distribuídas. O bom momento tem o dedo do técnico Jürgen Klopp, que desenvolveu o potencial do atacante. Antes, atuava pelos lados do campo, e agora joga como um centroavante. Ao lado de Philippe Coutinho e do senegalês Mané, o alagoano forma o ataque mais letal do Campeonato Inglês.

Assim como Pepe, Roberto Firmino passou pelas categorias de base do CRB. Ainda cedo foi para o Figueirense, onde estreou como profissional. O talento do jovem atacante logo chamou a atenção do Hoffenheim, da Alemanha. Em 2015, o atacante foi vendido para o Liverpool por cerca de € 25 milhões (cerca de R$86 milhões).

Willian José (Real Sociedad - Espanha)


 
O atacante Willian José apareceu cedo no futebol brasileiro. Natural de Porto Calvo, o jogador teve sua primeira aparição no cenário nacional com a camisa do Grêmio Barueri, em 2009. A qualidade no ataque e o faro de gols chamou a atenção do São Paulo, que levou a revelação alagoana para o Morumbi, em 2011. Contudo, Willian não rendeu o esperado e aos poucos foi deixado de lado. Ainda tentou a sorte no Grêmio e no Santos, mas só amadureceu quando decidiu ir para a Europa.

As primeiras chances de Willian José na Europa foi no time B no Real Madrid, mas em pouco tempo chegou a ser relacionado para o time principal. O objetivo de crescer no clube merengue, no entanto, foi adiado. O número de estrangeiros excedia o limite, e, assim, Willian deixou a capital espanhola em 2015 para atuar no Zaragoza, na Segunda Divisão do Campeonato Espanhol, e ainda vestiu a camisa do Las Palmas. Com 24 anos, o alagoano é um dos destaques da competição nacional. Com seis gols anotados em dez jogos, ele é o principal goleador do Real Sociedad e está na briga pela artilharia. Com Messi.

Ewerton (Kaiserslautern - Alemanha)


 
O zagueiro Ewerton fez sua carreira, praticamente, na Europa. Com 27 anos, o defensor, natural de Penedo, defende o Kaiserslautern, da Alemanha. Para chegar ao futebol da Alemanha, o alagoano percorreu um longo caminho. Na atual temporada, disputando a Segunda Divisão do Campeonato Alemão, ele participou de quatro jogos e tem tido minutos em campo o suficiente para ser titular da equipe.

Assim como Pepe e muitos jogadores do estado, Ewerton é cria das categorias de base do Corinthians-AL. A estreia como profissional foi no clube que o formou, em 2009. No ano seguinte, o defensor atuou pelo ASA e, depois, fez parte dos elencos de Oeste e Sport, mas foi no continente europeu que o zagueiro teve as melhores oportunidades. O Braga foi o primeiro clube de Ewerton na Europa, de lá o defensor teve uma passagem de dois anos pelo Anzhi, da Rússia, antes de acertar com o Sporting, de Portugal. Apesar de ter chamado atenção dos dirigentes portugueses, Ewerton não iria ser usado pelo técnico Jorge Jesus nesta temporada, assim, o melhor caminho foi emprestá-lo na metade deste ano para o Kaiserslautern.

Élton (Mesaimeer - Catar)


O alagoano Élton tem história no futebol árabe. O jogador fez carreira na Arábia Saudita, Emirados Árabes, e ,desde outubro, está integrado ao elenco do Mesaimeer, do Catar. Aos 30 anos, o meio-campista, natural de Palmeira dos Índios, é o principal jogador da equipe catari.

O auge da carreira do meia foi no Corinthians. O alagoano atuou por três anos na equipe paulista e obteve números individuais expressivos. A partir daí, Élton rodou pelo mundo. Voltou ao Brasil em duas ocasiões, para defender o Fortaleza e o Sport, mas o futebol árabe sempre enchia os olhos do jogador. Na metade desde ano, Élton tentou jogar pelo CRB na Segundona, mas problemas burocráticos atrapalharam o acerto.

Everton (Manama Club - Bahrein)


O jovem Everton não é tão conhecido. Aos 23 anos, o atacante é um dos principais nomes do Manama Club, do Bahrein. Em terras árabes, o alagoano, natural de Maceió, reencontrou o bom futebol e é destaque na Primeira Divisão do país.

Com passagens pelas categorias de base do Sport e pelo time profissional do Salgueiro, Everton teve chance de brilhar no ASA, em 2015. Entretanto, apesar do esforço em campo, quando era comandado por Vica, o atacante passou em branco no ano. Em 30 jogos, o jogador não balançou as redes em nenhuma oportunidade.

Reynaldo (Qarabag - Azerbaijão)


O atacante Reynaldo também tem feito carreira na Europa. Natural de Arapiraca, passou pelo Náutico e, atualmente, está na sua quinta temporada no Qarabag, do Azerbaijão. A equipe é a segunda colocada no campeonato local e ocupa a segunda posição do Grupo J da Liga Europa, atrás do Fiorentina e à frente de PAOK e Slovan Liberec. Antes de acertar com o Qarabag, Reynaldo passou por clubes da Bélgica.

Magno (Gostaresh Foolad - Irã)


O nome de Magno é bem visto entre os torcedores do CSA. Com a camisa do Azulão, o volante, atualmente com 31 anos, participou do último título estadual do clube, em 2008, e esteve presente na vitória histórica sobre o Santos, na Vila Belmiro, pela Copa do Brasil, em 2009.

A vida de Magno mudou desde 2009. O volante passou por Santo André, Novo Hamburgo, Grêmio Barueri, mas é no Irã que o volante tenta a sorte. Vestindo a camisa do Gostaresh Foolad desde 2014, o alagoano, natural de Poxim, está na sua terceira temporada no futebol iraniano.

Thiago Silva (Gor Mahia - Quênia)


O alagoano Thiago Silva é mais um jogador que buscou espaço em países alternativos no futebol. A pouca idade, 24 anos, não foi empecilho para ganhar o mundo e tentar fazer carreira longe do estado. No início, o jogador natural de Maceió, teve uma breve passagem pelo CSA. Sem continuidade em Alagoas, foi jogar no Espírito Santo e depois no Itaboraí, do Rio de Janeiro.

Thiago Silva está fora do Brasil desde 2015, quando aceitou o desafio de defender as cores do Monte Carlo, clube de Macau, uma região administrativa da China. Atualmente, o meia-atacante está jogando no Gor Mahia FC, do Quênia.

Netinho (Al Jaish - Catar)


O meia Netinho é mais um alagoano em ação no futebol árabe. Com 25 anos, o jogador que nasceu em São José da Laje, está defendendo as cores do Al-Jaish, do Catar, em 2016.

Durante a carreira, não teve oportunidades de vestir a camisa de clubes alagoanos. Iniciou no Atlético-PR, em 2009, e teve uma breve passagem pelo Palmeiras, em 2012. Ainda no Brasil, atuou pelo Marília, Rio Branco e Paraná.