Escola Estadual Quintela Cavalcante é ocupada por estudantes, em Arapiraca

Por Redação com Agências 07/11/2016 12h12 - Atualizado em 07/11/2016 15h03
Por Redação com Agências 07/11/2016 12h12 Atualizado em 07/11/2016 15h03
Escola Estadual Quintela Cavalcante é ocupada por estudantes, em Arapiraca
Foto: Cortesia
Por volta das 7 horas desta segunda-feira (07), logo após uma assembleia, estudantes ocuparam a Escola Estadual Quintela Cavalcante, em Arapiraca.

A ocupação da Quintela Cavalcante aconteceu por volta das 7 horas, logo após uma assembleia realizada por estudantes da instituição.

Ainda nesta manhã, a Escola Estadual Manoel Lúcio, em Arapiraca, foi desocupada após passar mais de 20 dias tomada pelos estudantes. A ordem para que eles deixassem o local partiu da Justiça. A Secretaria de Estado da Educação (Seduc) confirma a desocupação.

Segundo a União Brasileira de Estudantes Secundaristas (Ubes), a Escola Quintela foi ocupada por outro grupo e por estudantes que saíram da Manoel Lúcio e integrantes da instituição.

Com a determinação judicial cumprida, Alagoas tem agora 29 unidades de ensino ocupadas. A mobilização acontece em todo o país e é um protesto contra a Proposta de Emenda Constitucional (PEC) que limita os gastos públicos no país, a medida provisória da reforma do ensino médio e a Lei estadual da “Escola Livre”, que prevê "neutralidade política, ideológica e religiosa" de professores.

A decisão para a desocupação foi tomada pelo juiz Giovanni Alfredo Jatubá, da 4ª Vara Cível de Arapiraca, a partir de uma ação movida pela Procuradoria Geral do Estado (PGE).

A Ubes recorreu, mas o desembargador João Luiz Azevedo Lessa, presidente do Tribunal de Justiça de Alagoas (TJ-AL), manteve a ordem de retirada dos estudantes.