Intolerância religiosa no Brasil é o tema da redação do Enem 2016

Por Redação com Ascom MEC 06/11/2016 14h02 - Atualizado em 06/11/2016 17h05
Por Redação com Ascom MEC 06/11/2016 14h02 Atualizado em 06/11/2016 17h05
Intolerância religiosa no Brasil é o tema da redação do Enem 2016
Foto: MEC
 "Caminhos para combater a intolerância religiosa no Brasil" é o tema da redação do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) deste ano. O tema do texto dissertativo-argumentativo foi divulgado pelo Ministério da Educação (MEC) poucos minutos após o fechamento dos portões.

De acordo com as normas do MEC a redação teve ter, no máximo, 30 linhas desenvolvidas a partir de uma situação problema e de subsídios oferecidos sob a forma de textos motivadores.

A proposta também deve oferecer a opinião do estudante, onde defenda um ponto de vista sobre o assunto, mas nunca em primeira pessoa e sim fundamentada com explicações e argumentos lógicos e concretos.

O texto é dissertativo porque disserta sobre um assunto, descreve-o e explica-o. É também argumentativo porque defende uma opinião e tenta convencer e cativar o leitor com argumentos. As linhas com cópia dos textos motivadores apresentados no caderno de questões serão desconsideradas para efeito de correção e de contagem do mínimo de linhas.

Motivos para tirar zero na redação



 Não atender a proposta solicitada ou desenvolver outra estrutura textual que não seja a do tipo dissertativo-argumentativo.
 Entregar a folha de redação sem texto escrito.
 Escrever até sete linhas, qualquer que seja o conteúdo.
 Impropérios, desenhos e outras formas propositais de anulação.
 Desrespeito aos direitos humanos.
 Parte do texto deliberadamente desconectada com o tema proposto.