De virada, ASA vence o Guarani e fica perto da Série B

Por Globo esporte 01/10/2016 21h09 - Atualizado em 02/10/2016 01h01
Por Globo esporte 01/10/2016 21h09 Atualizado em 02/10/2016 01h01
De virada, ASA vence o Guarani e fica perto da Série B
Foto: Globo esporte
 O ASA deu um passo importantíssimo para, daqui uma semana, conquistar o acesso à segunda divisão do Campeonato Brasileiro. Diante de um bom público no Fumeirão, o Fantasma passou por cima da melhor campanha e do favoritismo que cercavam o Guarani e, de virada, venceu por 3 a 1, em Arapiraca, na noite deste sábado. O placar deixa a equipe alagoana em posição de vantagem para o confronto do sábado que vem, às 19h, no Brinco de Ouro. Por outro lado, o Bugre vai precisar de uma grande reação diante da torcida para não desperdiçar a melhor chance de sair da Série C.

Os times voltam a se enfrentar no próximo sábado, às 19h, em Campinas. Ao ASA, o acesso virá até mesmo em caso de derrota (por um gol de diferença ou até por dois, desde que o time alagoano marque duas vezes). O Guarani, por outro lado, precisa vencer por 2 a 0 ou por três gols de diferença. Qualquer outro placar não adianta. Se o Bugre fizer 3 a 1, a decisão vai para os pênaltis.

Aproveitar as falhas individuais do Guarani foi o grande trunfo do ASA no confronto que abriu as quartas de final da Série C. O Bugre saiu na frente com Ferreira, após escanteio de Fumagalli, mas depois o time da casa comandou a partida. Reinaldo Alagoano se aproveitou de falha de Leandro Amaro para empatar. Nos dois gols seguintes, Diogo se beneficiou de erros de Leandro Santos. O goleiro não conseguiu espalmar os chutes do meia e saiu de campo como vilão.

O Guarani deste sábado pouco lembrou aquele que venceu 11 vezes e terminou a primeira fase com 70% de aproveitamento. Pela primeira vez na Série C, o time saiu de campo com três gols sofridos, todos em falhas da defesa. Agora, vai precisar se superar para vencer o ASA no Brinco de Ouro, no próximo fim de semana. Só uma vitória por 2 a 0 ou por três ou mais gols de diferença coloca o Bugre na segunda divisão do Campeonato Brasileiro.



ASA e Guarani proporcionaram, de longe, os melhores momentos das quartas de final da Série C até agora. Ferreira colocou o Bugre em vantagem em uma jogada manjada do time de Marcelo Chamusca (cruzamento de Fumagalli, cabeceio do zagueiro com liberdade). Os visitantes eram melhores até esse ponto, mas deixaram de atacar e permitiram o crescimento do adversário. O ASA foi premiado pela insistência em jogadas pela direita e, em um lance assim, empatou com Reinaldo Alagoano. A virada saiu em um chute de fora da área de Diogo, que Leandro Santos não conseguiu agarrar.

O Guarani voltou com uma postura mais ofensiva e criou perigo para o ASA, mas não soube aproveitar as raras oportunidades que caíram nos pés de seus jogadores. Aos poucos o time alagoano se encontrou novamente na partida, passou a atacar e matou a partida em um contra-ataque mesclado com uma falha do goleiro bugrino. Diogo chutou novamente, Leandro Santos aceitou e o placar passou para 3 a 1. Em desvantagem, a equipe alviverde se jogou com tudo e perdeu boas chances de diminuir o prejuízo.