90% dos profissionais da área de educação são absorvidos pelo setor

Por Redação com Assessoria 23/09/2016 09h09 - Atualizado em 23/09/2016 20h08
Por Redação com Assessoria 23/09/2016 09h09 Atualizado em 23/09/2016 20h08
90% dos profissionais da área de educação são absorvidos pelo setor
Foto: Divulgação
O pedagogo pode ir além da sala de aula, atuando na supervisão e coordenação de escolas. Além disso, também é possível ultrapassar os muros do centro de ensino. Atualmente, o profissional de pedagogia tem lugar garantido em novos mercados como a atuação em empresas, museus e até mesmo na televisão.

Para ser professor não basta apenas ter vocação, tem que gostar de ensinar e demonstrar interesse pela formação do indivíduo. Aliás, ser flexível é outro fator importante, principalmente com as crianças, além dos jovens e adultos.

A professora Maria Antonia de Lima Ribeiro Furgeri, coordenadora do curso de Pedagogia do Centro Universitário Módulo conta que a prática pedagógica é “peça fundamental” em escolas que prezam pela qualidade do ensino. “A área está em constante desenvolvimento, principalmente por conta dos investimentos em educação realizados pelos governos municipais”, explica.

Segundo uma análise realizada pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) em 2015, o mercado absorve mais de 90% desses profissionais, por isso as chances de conquistar um emprego após a conclusão do ensino superior são altas. Clique aqui e saiba mais.

Júlia Cecilia Prado é aluna do 6º semestre de Pedagogia e diz estar contente com a carreira escolhida. “Já estou estagiando e aprendo muito a cada dia. Para mim, ser pedagoga é mais do que uma sala de aula: é transmitir tudo aquilo que o aprendizado oferece. Quero mostrar o que o estudo é capaz de fazer pelo futuro das pessoas e ajudá-las a trilhar novos caminhos”, comenta. 

A importância da pós-graduação

Em um cenário cada vez mais competitivo e em meio a uma crise, as empresas mostram-se cada vez mais exigentes em seus processos seletivos. Há diversos candidatos com perfis semelhantes, experiências equivalentes e com a mesma formação. Nesta hora, um item pode fazer toda a diferença entre ser ou não selecionado: a pós-graduação.

Ela também pode ser fundamental para quem está buscando uma promoção ou mudança de área, uma vez que esses cursos são bastante focados, trazendo informações aprofundadas e atualizadas sobre o mercado e possibilitam, ainda, que se faça network com outros profissionais e empresas de seu segmento de interesse.
Ter uma pós-graduação poderá, também, gerar aumento salarial.

Conforme pesquisa, quem possui uma pós-graduação lato sensu pode aumentar sua renda em até 12,4%. E se o curso for um doutorado, o aumento pode ser de 21,4%. Antes de escolher qual é a melhor opção, entenda qual é a diferença entre pós-graduação stricto sensu e lato sensu.

 Clique aqui e saiba mais..