Carro deixa funerária com corpo de Domingos Montagner rumo a SP

Por Ego 16/09/2016 13h01 - Atualizado em 16/09/2016 16h04
Por Ego 16/09/2016 13h01 Atualizado em 16/09/2016 16h04
Carro deixa funerária com corpo de Domingos Montagner rumo a SP
Foto: Amós Meneses
O corpo do ator Domingos Montagner deixou a Funerária Piaf, em Aracaju, às 12h45 desta sexta-feira, 16. Fãs aguardaram a saída do corpo do lado de fora. Agora, ele segue para o Aeroporto Internacional de Santa Maria, na Zona Sul da capital, e, de lá, vai para São Paulo, onde acontecerá o velório do ator. O trajeto até o aeroporto leva em média 10 minutos. O enterro será neste sábado, 17, em São Paulo. Durante o trajeto até o aeroporto, o comboio que realizou o transporte do corpo recebeu uma chuva de papel picado e um buzinaço.

Montagner, o Santo de "Velho Chico", morreu nesta quinta-feira, 15, após desaparecer no Rio São Francisco. Ele tinha viajado para o Nordeste para gravar cenas da novela, foi tomar um banho de rio e, depois do mergulho, não voltou à superfície. O artista estava junto com a atriz Camila Pitanga, que pediu socorro após o colega ser levado pela correnteza. Deixa três filhos e mulher.

Segundo um representante da funerária, a tanatopraxia - procedimento de preparação do cadáver para o funeral que permite que o corpo não sofra, pelo tempo solicitado pelos familiares, as decomposições naturais - permitirá que o corpo permaneça intacto por até 10 dias. "Vamos fazer o processo de conservação e também restauração do corpo para áreas machucadas, que leva em média quatro horas. Depois disso, vamos preparar a documentação que atesta o tempo que o corpo resiste após os procedimentos de acordo com a aderência do cadáver às técnicas utilizadas. Só então o técnico libera o corpo para ser retirado pela família ou pela Rede Globo", contou. O representante acrescentou que o prodedimento realizado em Domingos Montagner é o mesmo que foi feito no Papa João Paulo II.

Maquiagem leve "para combinar com o estilo dele"
Já o caixão é um dos mais luxuosos oferecidos pela empresa. "É um modelo sextavado presidencial com detalhes na tampa", informou. O ator será vestido com um terno que também faz parte dos itens oferecidos pela funerária responsável. Segundo o funcionário, o modelo escolhido foi um conjunto clássico e elegante. A maquiagem será leve, "para combinar com o estilo de pessoa que ele era".

Segundo o representante, a única orientação que a empresa recebeu foi que não mexesse na barba do ator.

O corpo de Domingos Montagner foi liberado pelo Instituto Médico Legal de Aracaju, em Sergipe, por volta das 9h da manhã desta sexta-feira, 16, e levado para a Funerária Piaf, que fica a 100 metros do IML, após passar por uma necropsia que confirmou a sua morte por afogamento. Segundo o comandante da operação, Major Jorge Cirilo, o corpo deve permanecer no local por cerca de três horas antes de seguir para o destino do velório, ainda não revelado pela família.

Além das motos dos batedores da Polícia Militar que farão escolta para o carro que levará o corpo de Domingos até o aeroporto, dezenas de curiosos se aglomeraram no local. Nesta manhã, o "Jornal Bom Dia Brasil" anunciou que o ator veio a óbito por asfixia mecânica, confirmando o afogamento.

Apesar de as autoridades não confirmarem para onde o corpo será levado, Antônio Pitanga - pai de Camila Pitanga, que estava com Domingos na hora do acidente - conversou com o EGO na manhã desta sexta, 16, e disse o corpo do ator deve ser encaminhado para São Paulo, onde Montagner vivia com a família, mas que não há informações sobre o funeral.

"Ninguém deve ter dormido essa noite. É um momento muito triste, estão todos muito abalados. Quem conviveu com ele sabe que ele estava trabalhando, produzindo e feliz. Não é só um homem que vai, tem toda uma família, uma estrutura, os filhos, a mulher, os amigos... Daí a pessoa tem a vida ceifada dessa maneira tão trágica", lamentou Pitanga.

O ator, que havia viajado para o Nordeste para gravar cenas da novela das nove da Globo, "Velho Chico", foi tomar um banho de rio e, depois do mergulho, não voltou à superfície.