IDEB: Jequiá da Praia alcança 1º lugar em Alagoas pelo terceiro ano consecutivo

Por Assessoria 08/09/2016 19h07 - Atualizado em 08/09/2016 22h10
Por Assessoria 08/09/2016 19h07 Atualizado em 08/09/2016 22h10
IDEB: Jequiá da Praia alcança 1º lugar em Alagoas pelo terceiro ano consecutivo
Foto: Ascom
Pela terceira vez consecutiva, o município de Jequiá da Praia, no litoral sul do Estado, alcançou a melhor nota no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB), para alunos das sérias iniciais (4ª série/ 5º ano). O resultado foi divulgado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), na tarde desta quinta-feira (08).

O município obteve média 6.8, ultrapassando a meta do Ministério da Educação, que era 4.1. Além disso, a nota dos alunos de Jequiá da Praia foi maior que a média nacional (5.5) e da média do Estado de Alagoas, que ficou em 4.7 pontos.

Os alunos da 4ª série/5º ano foram avaliados nas áreas de Língua Portuguesa e Matemática, em prova objetiva aplicada em novembro de 2015.

Entre as escolas participantes da avaliação feita pelo Ministério da Educação, cinco pontuaram com notas relevantes. A Escola Municipal de Educação Básica José Calazans de Medeiros alcançou nota 6.8; Escola Municipal de Educação Básica Manoel Cotias teve nota 7.3; Escola Municipal de Educação Básica José Bernardino, com 7.3; Escola Municipal de Educação Básica Eutíquio Quintela, como nota 6.4; e Escola Municipal de Educação Básica Benedito Coutinho, com nota 5.9.

Nos últimos oito anos, o município de Jequiá da Praia vem aumentando as médias na avaliação do Ideb. Em 2010, segundo ano da gestão do prefeito Marcelo Beltrão, a nota referente ao ano de 2009 foi de 3.4. Nos anos seguintes a média foi crescendo gradativamente.

Em 2012 foi divulgado o resultado da avaliação de 2011 e, pela primeira vez, Jequiá da Praia alcançou nota máxima no Estado, com média 5.1. Em 2014, a nota referente ao ano de 2013 manteve o município em primeiro lugar no Estado, com média 5.8. Este ano, a média aumentou para 6.8, confirmando o ensino das séries iniciais de Jequiá da Praia como exemplo no Estado.

A alta pontuação da educação municipal no índice foi possível graças ao trabalho desenvolvido em equipe pela Secretaria Municipal de Educação, mostrando melhorias a cada ano, o que confirma o dedicado trabalho dos professores.

“Melhorar a educação de Jequiá da Praia era um compromisso da minha gestão e nós conseguimos, com o grande trabalho realizado por toda a equipe da Secretaria de Educação. Os resultados que conseguimos a cada ano mostra o trabalho sério realizado pela Secretaria Municipal de Educação, especialmente pelos professores, que estão na linha de frente. Este trabalho nos traz a garantia que nos próximos anos vamos conseguir melhorar a nota também com os alunos das séries finais, 8º e 9º anos, já que eles estão bem preparados. Só tenho a agradecer a toda a equipe da Educação de Jequiá, que não mede esforços para realizar um bom trabalho”, comemorou o prefeito.

Sobre o Ideb


Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) foi criado pelo Inep em 2007 e representa a iniciativa pioneira de reunir em um só indicador, dois conceitos igualmente importantes para a qualidade da educação: fluxo escolar e médias de desempenho nas avaliações. Ele agrega ao enfoque pedagógico dos resultados das avaliações em larga escala do Inep, a possibilidade de resultados sintéticos, facilmente assimiláveis, e que permitem traçar metas de qualidade educacional para os sistemas. O indicador é calculado a partir dos dados sobre aprovação escolar, obtidos no Censo Escolar, e médias de desempenho nas avaliações do Inep, o Saeb – para as unidades da federação e para o país, e a Prova Brasil – para os municípios.

Com o Ideb, ampliam-se as possibilidades de mobilização da sociedade em favor da educação, uma vez que o índice é comparável nacionalmente e expressa em valores os resultados mais importantes da educação: aprendizagem e fluxo.

O Ideb também é importante por ser condutor de política pública em prol da qualidade da educação. É a ferramenta para acompanhamento das metas de qualidade do PDE para a educação básica. O Plano de Desenvolvimento da Educação estabelece, como meta, que em 2022 o Ideb do Brasil seja 6,0 – média que corresponde a um sistema educacional de qualidade comparável a dos países desenvolvidos.