Motossocorristas do Samu são treinados e recebem equipamentos de proteção individual

Por Agência Alagoas 06/09/2016 21h09 - Atualizado em 07/09/2016 01h01
Por Agência Alagoas 06/09/2016 21h09 Atualizado em 07/09/2016 01h01
Motossocorristas do Samu são treinados e recebem equipamentos de proteção individual
Foto: Assessoria
Dezoito motossocorristas do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), sendo nove da Central Maceió e nove da Central Arapiraca, dispõem agora de novos Equipamentos de Proteção Individual (EPIs). Os profissionais receberam o material da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), após treinamento promovido no Núcleo de Educação Permanente (NEP), localizado no bairro Farol, em Maceió.

Os kits de EPIs contém gandolas, composto por airbag, protetores de coluna e de tórax, joelheira, além de calça com proteção de joelho, com sistema de proteção acoplado as peças de vestimenta. Durante a entrega houve demonstração para utilização do equipamento com segurança e um treinamento com a empresa fornecedora do equipamento.

Durante a entrega, os motossocoristas tiraram dúvidas, inclusive sobre manutenção e limpeza dos EPIs. Também durante a cerimônia foi realizado um simulado sobre o funcionamento do cilindro de ar comprimido do airbag.

Segundo Alexandre Barreto, representante da empresa fornecedora dos equipamentos, “esse material foi usado pelos bombeiros durante as Olimpíadas do Rio de Janeiro, bem como, são utilizadas pela Polícia Federal de Brasília e Bombeiros de Pernambuco”, disse, ao exemplificar a qualidade dos EPIs.

Para o técnico de enfermagem e motossocorrirsta do Samu Maceió, Miguel Queiroz, a disponibilização dos EPIs para o Serviço de Motolância, comprova o investimento da Sesau na segurança dos profissionais. “Nosso trabalho é criterioso e atuarmos com EPIs de última geração é importante para resguardarmos nossa integridade física”, salientou Queiroz.

Com isso, a partir de agora, os nossos motossocorristas irão dispor de jaquetas com airbag, que irão inflar em três partes, no caso de impacto, protegendo assim a parte frontal, coluna cervical e cox do motossocorrista. Isso demonstra o quanto a Sesau está investindo em prevenção e na segurança do trabalhador da saúde, salientou a secretária de Estado da Saúde, Rozangela Wyszomirska.

Segundo Wilson Souza, Engenheiro de Segurança no Trabalho do Núcleo de Atenção ao Servidor da Saúde, os EPIs são importantes para proteger os socorristas de quedas. “Com são evitadas fraturas nos membros superiores e inferiores, na coluna lombar e cervical e região da cabeça”, evidenciou.