Profissionais de saúde demitidos em Canapi divulgam 'Carta Aberta' a população

Por Redação 02/09/2016 18h06 - Atualizado em 02/09/2016 21h09
Por Redação 02/09/2016 18h06 Atualizado em 02/09/2016 21h09
Profissionais de saúde demitidos em Canapi divulgam 'Carta Aberta' a população
Foto: Arquivo Pessoal
Na carta postada nas redes sociais os profissionais se comprometem a atender a população de forma voluntária em consideração a seus pacientes independente de questões político-partidárias.

Confira!

Nós, PROFISSIONAIS DE SAÚDE, gostaríamos de informar aos pacientes que residem em Canapi, que iremos continuar os nossos atendimentos de forma voluntária. Estamos nos manifestando por meio dessa carta aberta porque não sabemos se os canapienses tomaram conhecimento de que fomos todos demitidos pelo atual gestor.

Canapi não possui o número de profissionais necessário e agora, com a demissão em massa, ficou ainda pior. Porque a maioria dos profissionais de saúde foram demitidos, sem ao menos sabermos os motivos e nem nos foi dado nenhum direito como trabalhadores.

Contudo, o nosso objetivo não é tratar de questões políticas e sim da saúde do povo de Canapi. Queremos informar que faremos um trabalho voluntário para atender, na medida do possível, os nossos pacientes que ficaram sem nenhuma assistência após as demissões. Pois, a maioria dos profissionais foram exonerados de seus cargos. Houveram apenas alguns que voltaram ao seus postos, fato que é um direito de qualquer cidadão.

Então, fazemos questão de dizer novamente: o nosso trabalho não é político por isso faremos atendimentos das pessoas, de seres humanos, não de eleitores.

Ficamos comovidos com o tanto de ligações que recebemos pedindo a nossa ajuda. Dói muito ouvir o paciente que você acompanha te pedindo apoio e você não poder fazer nada. Machuca receber ligações perguntando o motivo de nós termos deixado as nossas áreas. Enfim, dói saber que existem pessoas que sabiam que tudo isso iria acontecer, mas não se incomodaram.

Então, decidimos que iremos continuar atendendo as pessoas, mesmo sem estar recebendo porque compreendemos que elas necessitam dos nossos cuidados. Nós precisamos dos salários, mas não somos mercenários. Carecemos sim dos nossos pagamentos para sobrevivermos. Porém, honramos o nosso juramento que é cuidar das pessoas e dar o nosso atendimento para salvar vidas.

Temos certeza que as pessoas que decidiram nos colocar para fora dos nossos empregos, devem possuir planos de saúde particulares, porque se dependessem do SUS, reconheceriam o nosso trabalho.

Mas a realidade dos nossos pacientes é outra. Estamos falando em Atendimento SUS, com todas as suas dificuldades. A nossa mobilização está sendo feita por uma questão humana. Porque deixar os canapienses sem quase nenhum profissional de saúde, é não ter amor pelo seu povo e uma perseguição política que está acontecendo com os profissionais.

Por fim, deixamos aqui um apelo a atual gestão: não façam isso com o povo de Canapi, porque eles não merecem. A saúde de uma pessoa é o seu bem maior. O ser humano sem saúde não é nada na vida. Pode-se viver sem saber ler, sem ter lazer e até sem trabalhar, mas sem saúde o nosso fim é a falta de esperança e a morte.