Seleção Brasileira estreia nesta quinta-feira nas Olimpíadas

Por Globo Esporte 04/08/2016 11h11 - Atualizado em 04/08/2016 14h02
Por Globo Esporte 04/08/2016 11h11 Atualizado em 04/08/2016 14h02
Seleção Brasileira estreia nesta quinta-feira nas Olimpíadas
Foto: Reprodução
Grandes seleções entram em campo nesta quinta-feira para a disputa do torneio de futebol masculino dos Jogos Olímpicos. O Brasil, anfitrião e um dos favoritos, fará sua estreia contra a África do Sul, no Mané Garrincha, às 16h (horário de Brasília). Para conquistar o ouro inédito, o técnico Rogério Micale conta com nomes de peso como Neymar, e algumas joias do futebol brasileiro: Gabigol e Gabriel Jesus, que será jogador do Manchester City a partir da próxima temporada.

Se o Brasil terá Neymar, duas outras seleções de expressão no cenário mundial não contarão com seus principais astros. Argentina e Portugal duelam no Engenhão às 18h (de Brasília) sem Messi e Cristiano Ronaldo, respectivamente. No caso dos hermanos, o craque do Barcelona anunciou que sequer joga mais pela seleção principal. E a equipe lusa viu CR7 ser disputar e ser campeão da Eurocopa, o que impossibilitou sua participação no Brasil.

Um jogo que não chamava muito a atenção, mas que ganhou destaque nas últimas horas foi Nigéria x Japão, em Manaus, às 22h (de Brasília). O motivo é que os nigerianos não chegaram ainda no Brasil. De acordo com informações da imprensa local, o desembarque na cidade da partida está previsto para esta quinta-feira, apenas sete horas antes de a bola rolar.

Iraque e Dinamarca se enfrentam na partida que abre os trabalhos do futebol olímpico masculino na Olimpíada. A bola rola a partir das 13h, no Estádio Mané Garrincha que receberá ainda outros nove jogos durante a Rio 2016. Enquanto os iraquianos puderam se preparar por um tempo maior, desde a chegada em Brasília ainda no final do mês de julho, os dinamarqueses conseguiram fazer apenas um treino na cidade com o elenco completo. Com os jogadores cumprindo o calendário de seus clubes na Europa, os 18 convocados só se reuniram na noite da última terça-feira, a tempo de fazer o último treino preparatório para enfrentar o Iraque. Outra preocupação dos dinamarqueses foi com o forte calor de Brasília: durante um dos treinos, os jogadores pediram para os organizadores da Olimpíada por mais protetores solares e também por repelentes de inseto.

Os iraquianos, por sua vez, vêm ao Brasil com a possibilidade de fazer uma boa campanha. A equipe contará com a experiência do meia Saad Abdulameer, que faz parte da seleção principal do Iraque desde 2010. O jogador, capitão do time, agradeceu a confiança depositada nele pelo técnico Hayder Najem, uma vez que ele não esteve no Pré-Olímpico asiático, disputado em janeiro, no Catar. Além de Abdulameer, o Iraque apoia suas atuações no lateral-esquerde Ali Adnan, que atua no Udinese (ITA).

Seleção

Após dois anos de um projeto olímpico de percalços e 17 dias de preparação, a seleção brasileira finalmente estreia nesta quinta-feira. Rogério Micale mantém a estrutura criada durante os treinos, mas com Renato Augusto e Weverton na equipe titular. O meia e o goleiro, além de Neymar, são os convocados com mais de 23 anos.

A equipe tentará colocar em prática o modelo de jogo ensaiado exaustivamente, com bola no chão, transição rápida para o ataque, lances individuais pelas pontas e marcação bastante adiantada. O gramado do Mané Garrincha, irregular, pode ser um obstáculo para os meninos de Micale, que mandará a campo Weverton, Zeca, Marquinhos, Rodrigo Caio e Douglas Santos; Thiago Maia, Renato Augusto e Felipe Anderson; Gabriel, Neymar e Gabriel Jesus.

A África do Sul tem no atacante Keagan Dolly e no zagueiro Rivaldo Coetzee - homenagem do pai ao ex-atacante brasileiro - seus principais jogadores. O técnico Owen da Gama, descendente de Vasco da Gama, deve escalar a base da equipe derrotada pelo Brasil em amistoso no último mês de março: Khune, Modiba, Coetzee, Mathoho e Moerane; Ntshangase, Motupa, Mekoa e Dolly; Mothiba e Sandows.