Falta de repasse de recursos federais prejudica atendimentos pelo SUS em hospitais de Arapiraca

Por Redação 02/08/2016 17h05 - Atualizado em 02/08/2016 20h08
Por Redação 02/08/2016 17h05 Atualizado em 02/08/2016 20h08
Falta de repasse de recursos federais prejudica atendimentos pelo SUS em hospitais de Arapiraca
Foto: Cortesia ao Já é Notícia
A falta de repasse do governo federal para hospitais municipais, estaduais e conveniados ao Sistema Único de Saúde brasileiro traz prejuízos às unidades de Arapiraca. A Casa de Saúde e Maternidade Nossa Senhora de Fátima de Arapiraca informou, nesta segunda-feira (01), que suspendeu os atendimentos a gestantes pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

Segundo a assistente social e diretora financeira da unidade de saúde, Yêdda Maria Barbosa, a unidade não vem recebendo os repasses do governo, razão pela qual "a manutenção do atendimento se tornou inviável".

“A questão do subfinanciamento do SUS é estrutural, que está ligada aos valores da tabela do SUS e defasado há mais de 15 anos. O governo federal é o responsável pelo descaso com a Saúde Pública do país. É colocado pelo governo que a tabela é mínima e referencial e a responsabilidade é delegada para os estados e municípios, que não tem recursos para assumir a complementação ou contrapartida dos serviços”, ressaltou a diretora financeira do hospital.

A situação está afetando vários hospitais que atendem pelo SUS e preocupando os pacientes que necessitam. Em março deste ano, o Serviço Ambulatorial no seguimento SUS também foi suspenso no Complexo Hospitalar Manoel André (CHAMA). O coordenador da Ortopedia e Traumatologia, Dr. Gustavo Francisco Vasconcelos Nascimento, emitiu um comunicado alegando que as razões que os levaram a tal decisão foram exclusivamente de ordem econômica, derivado dos cursos crescentes dos insumos e demais encargos e da nova tributação do país. Segundo ele, o hospital não tem mais condições de sustentar a sempre crescente demanda operacional com o mesmo teto financeiro.

Procurado pela equipe de reportagem do Portal Já é Notícia, o Secretario de Saúde do município, Ubiratan Pedrosa, agendou uma entrevista, ainda nesta semana, para esclarecer os atrasos dos repasses de recursos federais que tem afetado o atendimento do SUS em Arapiraca.

Entenda o caso:

Maternidade Nossa Senhora de Fátima de Arapiraca fecha as portas para gestantes do SUS

Crise leva Hospital CHAMA suspender Serviço de Ortopedia Ambulatorial no seguimento SUS