Governador diz que vai lançar 'Força Tarefa da Segurança' e reforçar policiamento em Alagoas

Por Redação com Gazetaweb 04/07/2016 14h02 - Atualizado em 04/07/2016 17h05
Por Redação com Gazetaweb 04/07/2016 14h02 Atualizado em 04/07/2016 17h05
Governador diz que vai lançar 'Força Tarefa da Segurança' e reforçar policiamento em Alagoas
Foto: Ailton Cruz
O governador Renan Filho (PMDB) afirmou, nesta segunda-feira (4), durante apresentação dos números da segurança em Alagoas, que deve oficializar uma espécie de bico legal nos próximos meses. O projeto da "Força Tarefa da Segurança Pública" deve empregar de R$ 800 mil a R$ 1 milhão por mês.

O dinheiro será usado para pagar uma espécie de gratificação dos policiais, que devem trabalhar um dia a mais. Segundo Renan Filho, o plano deve contribuir para a sensação de segurança da população - ao ver mais militares nas ruas - e para a queda da violência no Estado.

"É uma estratégia que, sem dúvida, vai dar certo e vai melhorar ainda mais os números. Devemos lançá-la daqui há 60 dias e é a garantia de mais presença de policiais nas ruas", disse ele, explicando o funcionamento do projeto, que deixou de se chamar Bico Legal.

Boa parte do foco da iniciativa deve ficar no interior, que apresentou aumento do número de Crimes Violentos Letais Intencionais, que compreendem os crimes que terminam em morte. Em Arapiraca, o crescimento foi de 39,7%, passando de 63 nos seis primeiros meses de 2015 para 88 no mesmo período desse ano.

"Precisamos fortalecer a presença da Radiopatrulha e ver como vamos trabalhar com a Polícia Civil no Agreste. Esses são os próximos passos e precisamos nos reinventar, porque o crime se reinventa e está sempre mudando de lugar", afirmou o governador, ressaltando que as ações não podem deixar de acontecer em Maceió.

Além de Arapiraca, Rio largo também teve um aumento nos CVLI. De janeiro a junho de 2015, foram 30 crimes do tipo na cidade da Região Metropolitana de Maceió, enquanto este ano foram registrados 36, um aumento de 20%. Segundo levantamento da Secretaria de Segurança Pública, quarta, sexta e sábado são os dias mais violentos no município.

“Estamos voltando a investir em Segurança Pública. Este é um momento de buscar condições para enfrentar a violência e a entrega de novos equipamentos, viaturas é uma forma de garantir mais dignidade ao trabalho dos profissionais e, como consequência, o melhor funcionamento operacional do segmento em Alagoas. A expectativa é que até o final de 2017, 600 viaturas sejam cedidas às policias Civil e Militar”, ressalta o governador Renan Filho.

Além de fortalecer as atividades do segmento de Segurança Pública no Estado, a entrega atende a exigência de renovação das frotas de veículos operacionais a cada dois anos de uso.