Gratidão: universitária ergue enxada para homenagear os pais, durante formatura

Por Redação com EXTRA 02/05/2016 09h09 - Atualizado em 02/05/2016 12h12
Por Redação com EXTRA 02/05/2016 09h09 Atualizado em 02/05/2016 12h12
Gratidão: universitária ergue enxada para homenagear os pais, durante formatura
Foto: Reprodução/ Facebook
Uma universitária comoveu internautas após aparecer em um vídeo fazendo uma homenagem aos seus pais trabalhadores do campo durante a própria formatura, em Mossoró, no Rio Grande do Norte. Durante o encerramento do evento, no último dia 9 de abril, ao comemorar a conclusão do curso em Serviço Social pela Universidade Potiguar, Kauany Sousa, de 24 anos, levantou uma enxada para lembrar que foi graças ao esforço de seus genitores que havia realizado um sonho.

A estudante ergue a ferramenta no meio da festa e, não só emociona os presentes na cerimônia, que a aplaudiram com fervor, como também conquista os internautas.

Kauany é natural de Almino Alfonso, no interior do estado, e teve uma infância difícil, mas nunca abriu mão de chegar a completar um curso de ensino superior. Superando as próprias expectativas, ela agora está perto de terminar a graduação em Comunicação Social.

— Eu sempre sonhei ser jornalista. No sítio onde eu morava não tinha energia elétrica nem televisão. Então, eu ficava escutando rádio e dizia para minha mãe que um dia ia me formar e aparecer na televisão. Eu comecei a estudar apenas aos sete anos, tendo aulas embaixo de uma árvore. Eu comecei a faculdade apenas em 2012, quando sai de casa e fui para Mossoró, depois de ganhar uma bolsa de estudos na Universidade Potiguar. Escolhi o curso de Serviço Social porque tinha semelhança com Comunicação Social, mesmo assim me apaixonei — conta Kayane.


Kauany ao lado dos pais José Nilson Pereira e Creuza Alves (Foto: Reprodução / Facebook)
 

A estudante já havia tentado vestibular para o curso que realmente queria por três vezes e a boa notícia veio no fim de 2012, quando soube que havia sido aprovada para estudar Comunicação Social na Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.

— Eu trabalhava de manhã, estagiava à tarde e estudava à noite. Para fazer a outra faculdade tive que parar de trabalhar. Conversei com meus pais e com meu marido, que vende água, para conseguir fazer os dois cursos. Eu passei por muita dificuldade, morei na casa de todo mundo.


Kauany ao lado do marido Edjakson Souza (Foto: Reprodução / Facebook)

Kauany lembra que não pretendia participar da festa de formatura, mas o seu companheiro fez questão de trabalhar dobrado para que ela participasse do evento. Na ocasião, ela fez questão de homenagear os pais.

— A homenagem foi de última hora e foi ideia de uma amiga cerimonialista. Ninguém sabia e foi muito emocionante. Eu queria fazer algo diferente. Quando descia as escadas com a enxada nas mãos e vi meus pais, quase morri de chorar porque percebi a alegria deles. Meus pais nunca reclamaram da vida, apesar das dificuldades, e quis demonstrar o meu amor.

A estudante diz que ficou impressionada com a repercussão do vídeo.

— Nunca imaginei que minha homenagem fosse passar daquele salão de festas.

A formatura em Comunicação Social já tem data para acontecer, em 20 de janeiro, e ela pretende repetir a homenagem.

— Talvez, faça tudo de novo — brinca.


Assista: