Alagoas começa o ano com a oferta de 4 mil vagas para alunos em tempo integral

Por Agência Alagoas 06/04/2016 16h04 - Atualizado em 06/04/2016 19h07
Por Agência Alagoas 06/04/2016 16h04 Atualizado em 06/04/2016 19h07
Alagoas começa o ano com a oferta de 4 mil vagas para alunos em tempo integral
Foto: Márcio Ferreira
São 14 escolas em tempo integral profissionalizantes, mais três com especialidade em reforço escolar com a missão de melhorar a qualidade do ensino. Além disso, pelo menos 4 mil vagas estão ofertadas para novos alunos na rede pública estadual. Tudo isso é fruto de um trabalho de integração desenvolvido pela Secretaria de Educação (Seduc). Assim, o Estado de Alagoas vive um importante momento de transformação no segmento da educação, com a reforma inédita de mais de 70 unidades escolares de maneira simultânea.

A frente das mudanças encabeçadas pelo setor, o governador Renan Filho avalia o período como revolucionário para Alagoas, na medida em que deu fim a estagnação de reformas efetivas nas escolas estaduais. Em apenas um ano de gestão, os resultados já podem ser percebidos em diversos aspectos, desde a profissionalização de jovens ao maior acesso do mercado de trabalho e a consequente melhoria na qualificação da mão de obra disponível.

“Não adianta sermos um Estado que avança em variadas frentes, se não atingirmos eficácia na educação. Este é um momento de grande mudança, são mais de quatro mil alunos com oportunidade de inserção em escolas em tempo integral apenas no inicio de 2016. Para 2018, a nossa expectativa é ainda maior: potencializar o cenário para 30 a 40 mil estudantes matriculados nas nossas unidades educacionais”, ressalta Renan Filho.

Para fomentar as atividades centralizadas no segmento educacional, paralelamente estão sendo realizadas ações pontuais em regiões especificas do Estado. Seja através de entregas e inauguração de novas escolas, do diálogo aberto com os professores e a valorização destes profissionais, a ideia é dar continuidade ao trabalho desenvolvido pelo Governo de Alagoas e assegurar o mérito para dentro das escolas, como explica o governador.

“Estamos fazendo uma verdadeira cruzada. O Estado volta agora sua atenção para um setor que ficou por muito tempo esquecido. Vamos investir cada vez mais em educação, porque acredito que é apenas pelas portas dela que a transformação em Alagoas será definitiva e 100% verdadeira”, pontua o gestor estadual.