Polícia belga pede ajuda para identificar presumível terrorista de Bruxelas

Por TVI24 22/03/2016 15h03 - Atualizado em 22/03/2016 18h06
Por TVI24 22/03/2016 15h03 Atualizado em 22/03/2016 18h06
Polícia belga pede ajuda para identificar presumível terrorista de Bruxelas
Foto: Divulgação
A polícia belga pediu ajuda para identificar um dos presumíveis terroristas de Bruxelas. No Twitter, as autotidades partilharam a imagem do suspeito, pedindo a quem possa reconhecer o indivíduo que partilhe informações com as autoridades. A imagem é acompanhada da pergunta: "Quem reconhece este homem?". O procurador federal belga, Frédéric Van Leeuw, confirmou que foi emitido um mandado de captura para o suspeito.

As câmaras de vigilância do aeroporto de Bruxelas captaram a imagem de três homens que, segundo o jornal La Dernière Heure, que avançou em primeirão mão, são os presumíveis autores dos atentados terroristas desta manhã que causaram vários mortos e feridos.

Na imagem, posteriormente divulgada pela polícia belga, vemos os três homens com carrinhos de bagagem dentro do aeroporto, antes de se registarem as duas explosões. A conta do Twitter da organização WikiLeaks faz notar que dois dos homens estavam com luvas nas mãos esquerdas, onde provavelmente traziam os detonadores

As autoridades belgas referem que as explosões foram causadas por bombistas suicidas. Jornal belga aponta para estes três homens

A imprensa russa avança que dois irmãos da Bielorrússia, Ivan e Alexey Dovbashi, bem como o compatriota Marat Yunusov poderão estar por detrás dos atentados desta manhã. O trio terá combatido na Síria nas fileiras do Estado Islâmico.

O ministro belga dos Assuntos Estrangeiros confirmou que as autoridades acreditam que alguns terroristas estão em fuga.

Após os atentados, a polícia belga procedeu a rusgas. Apesar de ainda não se saber o balanço oficial destas operações, imagens de câmaras de videovigilância captaram a detenção de dois suspeitos.

Duas operações policiais estão a decorrer em Bruxelas, uma nas traseiras da estação de metro de Maalbeek, onde hoje explodiu uma bomba, e outra perto da estação de comboio de Schaerbeek, segundo a agência EFE.

Na praça Marie-Louise, nas traseiras da estação de metro de Maalbeek, estarão uma vintena de polícias, depois de uma testemunha ter denunciado a presença de um automóvel vazio, com a chave na ignição e o motor a trabalhar, segundo a agência EFE, que cita a sua congénere belga.

A polícia montou um cordão de segurança nas duas zonas.