Nas redes sociais, usuários reclamam de atendimento do Samu

Por Redação 14/02/2016 10h10
Por Redação 14/02/2016 10h10
Nas redes sociais, usuários reclamam de atendimento do Samu
Foto: Arquivo Já é Notícia
O Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) foi criado em 14 de dezembro de 2003, através da Resolução 68 do Ministério da Saúde e o objetivo é oferecer a população um atendimento de urgência e emergência com eficiência e eficácia. Porém, após a morte de um morador de rua na tarde deste sábado (13), no bairro Primavera, em Arapiraca, usuários do órgão utilizaram as redes sociais para fazerem algumas reclamações quanto ao atendimento.

Foi o que relatou uma leitora do portal quando precisou acionar o Samu na tarde deste sábado (13), para solicitar socorro ao morador de rua que morreu após sofrer um ataque cardíaco. “Liguei varias vezes para o Samu Arapiraca hoje a tarde, para socorrer esse homem. E não fui atendido. Só porque era um morador de rua. Como se gente pobre não tivesse valor! A médica falou que o paciente estava alcoolizado, e esse pobre homem morreu agonizando, sem assistência médica! Que falta de compromisso com a saúde publica! Que Samu eh esse? Que médica eh essa?" relata a internauta.

Em uma página do facebook outra reclamação. “O MAIOR problema é a falta de assistência da SAMU, já que o homem estava agonizando e eles disseram que só poderia vim ajudar se o próprio senhor falasse com eles, exigindo nome completo, idade, o que está sentindo. CARAAAAMBA! Uma pessoa em sã consciência morrendo já não tem condições de falar nada, IMAGINA uma pessoa embriagada. E mais uma vez acontece uma fatalidade e mesmo ele sendo morador de rua, bêbado, ele também é um ser humano e de qualquer maneira paga seus impostos. Morreu porque NÃO teve atendimento. Parabéns mais uma vez ao pessoal da Samu, o profissionalismo de vocês deixou mais uma pessoa morrer. Meus sinceros parabéns” falou outra internauta.



A reportagem do Portal Já é Notícia entrou em contato com o Coordenador do Samu Arapiraca, Lucas Amaral, onde ele informou que existe um protocolo a ser seguido no atendimento às ligações através do 192, esse protocolo é seguido pelo regulamento técnico dos Sistemas Estaduais de Atenção Integral às Urgências e Emergências que foi criado pela Portaria 2048/2002 do Ministério da Saúde e os objetivos são: regular as urgências e emergências; o atendimento pré-hospitalar fixo e móvel; o atendimento hospitalar; as transferências inter-hospitalar, entre outros serviços pertinentes.

Lucas Amaral informou que os atendimentos do Samu são realizados independente de raça, cor, condição financeira ou religião. “Todos são atendidos da mesma forma. O atendimento das ocorrências só não é feito quando não existirem viaturas disponíveis ou quando há uma falha humana”, disse o coordenador.

“No atendimento realizado neste sábado ao homem que teve uma parada cardíaca, nossa supervisão contatou duas ligações iniciais, porém as pessoas que ligaram não estavam no local do fato e não sabiam informar corretamente o que houve, dificultando o atendimento. Nossa viatura foi liberada após o contato de um policial militar que chegou à ocorrência” falou Amaral.

Segundo o Coordenador, é importante a população estar no local da ocorrência quando for solicitar o apoio do Samu, para passar as informações corretas e assim evitar os trotes. Lucas também lembrou que em Arapiraca o órgão dispõe de seis viaturas e três motossocorristas que estão sempre prontos para atender a população.