Vai beber? Saiba como amenizar os efeitos do álcool

Por Redação 05/02/2016 18h06
Por Redação 05/02/2016 18h06
Vai beber? Saiba como amenizar os efeitos do álcool
Foto: Divulgação/ Ilustração
Dor de cabeça, mal-estar e outros incômodos relacionados à ressaca não combinam com o clima das festas carnavalescas e podem ser evitados com alguns cuidados antes, durante e até depois das comemorações. Pesquisas recentes apontam e profissionais advertem que a hidratação regular e boa alimentação podem salvar o dia seguinte.

Para minimizar os sintomas da ressaca, a recomendação é consumir cerca de três litros de água ao longo das 24 horas seguintes. É possível diminuir os efeitos do álcool no fígado, com o consumo de frutas, verduras e ricos em fibras.

Hidratação e boa alimentação para amenizar o estrago


Quando a ressaca já está instalada, o que interessa é saber como diminuir essas sensações ruins. Alguns nutricionistas recomendam a ingestão de água pura, água de coco e sucos naturais. Estes últimos podem ser de qualquer sabor, mas o de tomate é especialmente bom para a ressaca por ser muito rico em vitaminas e potássio.

Isso já começa a devolver a energia para o corpo. Nesse sentido, o mel é um alimento energético indicado por Adeilda, pois tem açúcar natural (frutose) que é absorvido rapidamente pelo organismo.

A dor de cabeça pode ser aplacada sem medicamentos. Resista à tentação de tomar alguma cápsula à base de ácido acetilsalicílico. Nutricionistas alertam que ele elimina a dor de cabeça, mas tem efeitos colaterais como o agravamento de doenças renais, úlcera, gastrite e refluxo.

O mau humor não é obrigatório na ressaca, mas não é raro ficar em clima de poucos amigos quando se sente dor de cabeça, náusea e boca seca, concorda? Para dar uma levantada no ânimo, a melhor pedida é comer uma simples banana. Além de ser fonte de potássio, ela é riquíssima em vitamina B6, que age na serotonina, um neurotransmissor que melhora o humor e ajuda a diminuir dores do corpo.

Se for inevitável fazer algum exercício físico, é bom pegar leve. Na ressaca, o organismo está desidratado e debilitado de muitos nutrientes, como mencionado anteriormente, e o excesso de transpiração pode piorar a situação. Uma caminhada ou uma pedalada leve é mais que suficiente para esse dia atípico. 

E lembrem-se: Se beber, não dirija!