Sesau informa que N° de casos suspeitos de microcefalia sobe para 97 em AL

Por Redação com Agências 09/12/2015 17h05
Por Redação com Agências 09/12/2015 17h05
Sesau informa que N° de casos suspeitos de microcefalia sobe para 97 em AL
Foto: Divulgação
A Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) emitiu mais um relatório com as atualizações dos casos de microcefalia em Alagoas. Os casos passaram de 81 para 94, afirma a Sesau.

Os dados mostram que do total, 88 foram registrados em recém-nascidos, 6 são casos intrauterinos, e três casos foram notificados antes do estado emergencial decretado pelo Ministério da Saúde (MS), no dia 11 de novembro.

Segundo o levantamento da secretaria, dos 88 casos em recém-nascidos, 33 foram notificados em Maceió, 27 em Santana do Ipanema, cinco em Delmiro Gouveia, cinco em Penedo, seis em Palmeira dos Índios e sete em Arapiraca.

Outros três casos suspeitos também foram registrados em União dos Palmares, um em Murici e um em Maragogi
Os casos intrauterinos, que são identificados a partir de serviços que realizam ultrassonografia, foram registrados nos municípios de Girau do Ponciano e Canapí, um cada, e nos município de Porto Calvo e Arapiraca, dois em cada.

Segundo o Ministério da Saúde, Alagoas ocupa o 4º lugar do ranking nacional, atrás de Pernambuco (804 casos), Paraíba (316) e Sergipe (96).

O Ministério da Saúde recomenda ainda que, a partir do dia 19 de novembro, a ocorrência de microcefalia que se enquadra na definição de caso preconizada, seja registrada oportunamente no formulário de registro de eventos de saúde pública referente às microcefalias (resp – microcefalias), no endereço www.resp.saude.gov.br.

Todos os casos notificados que cumprirem a definição de caso suspeito de microcefalia deverão ser investigados para identificação da ocorrência de alteração do padrão de microcefalia em nascidos vivos.