Unidade de saúde realiza mutirão e atende 260 pessoas no Baixão

Por Niel Antonio 20/11/2015 11h11
Por Niel Antonio 20/11/2015 11h11
Unidade de saúde realiza mutirão e atende 260 pessoas no Baixão
Foto: Cortesia ao Já é Notícia
Profissionais que integram a Unidade Básica de Saúde do Baixão, em Arapiraca, organizaram um mutirão em prol de atendimentos aos moradores da localidade, na noite da última terça-feira (17), seguindo as políticas públicas do Novembro Azul, mês dedicado à prevenção e conscientização das doenças do homem. Mas as ações não foram somente para os homens, que ainda são poucos nos consultórios médicos, sendo a maior parte atendida composta por mulheres e crianças.

Em parceria com o Motoclub Lagarto do Agreste, Centuriões do Rei e Carapanã, foi realizada a “Motociata Novembro Azul”, que percorreu as principais ruas dos bairros Baixão e Eldorado. A unidade se organizou para o atendimento noturno, com o objetivo de captar o maior número de homens para o cuidado com a saúde, principalmente sobre a prevenção contra doenças da próstata e da boca.

Foram atendidas 260 pessoas, das quais 80 compostas por homens. De acordo com a organização, a população de homens do Baixao e Eldorado, como também os motociclistas presentes participaram dos serviços ofertados pela equipe.

Realizaram os atendimentos os médicos Régis, Dênis Xavier, Liliane Alves, Shirley Gerônimo e a enfermeira Kelly Bezerra. Foram promovidas palestras, vacinas, testes de HIV, além de aferição de pressão arterial, glicemia e atendimento odontológico.

A equipe também recebeu apoio da Polícia Militar, da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT), do Centro de Referência Regional em Saúde do Trabalhador (Cerest), além do Supermercado São Luís e o Palácio dos Doces.

Novembro Azul

O mês de novembro foi escolhido para a realização de políticas públicas voltadas à saúde do homem, visto que o Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata é comemorado no dia 17 do mesmo mês. A conscientização, prevenção e o combate ao câncer de próstata é feita por diversas entidades, que lembram da importância dos exames de prevenção.

Novembro Azul está para os homens, assim como Outubro Rosa para as mulheres, pois são realizadas palestras informativas e campanhas de saúde. A diferença é que, segundo a Sociedade Brasileira de Urologia (SUB), o câncer de próstata é ainda mais incidente que o câncer de mama das mulheres, porque a maioria dos homens ainda se mostra bastante resistente quando o assunto é cuidar da saúde. 

 
  O Já é Notícia também está no FacebookInstagram e no Twitter.