UE do Agreste é a segunda maior fornecedora de órgãos para transplantes em Alagoas

Por Redação com Assessoria 28/09/2015 16h04
Por Redação com Assessoria 28/09/2015 16h04
UE do Agreste é a segunda maior fornecedora de órgãos para transplantes em Alagoas
Foto: Divulgação
O coordenador da Procura de Órgãos revela que a Unidade de Emergência do Agreste é o segundo hospital que no ranking estadual dos que mais fornecem órgãos para doação de sangue, devido ao elevado número de motociclistas acidentados. “O Protocolo de Assistência e Diagnóstico Morte Encefálica existe em quase todos os Estados do país, baseados na Resolução Nº 2600 do Ministério da Saúde, que regula todo o sistema nacional de transplantes”, ressaltou.

Em Maceió, além do HGE, apenas outros dois hospitais contam com uma Comissão Intra-hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplante (CIHDOTT): o Hospital Sanatório e a Santa Casa de Misericórdia de Maceió. “Estamos implantando agora a Comissão no Hospital do Açúcar, Hospital Unimed e Hospital Memorial Arthur Ramos.”, completou José Gonçalo.

Durante a palestra, os enfermeiros e os médicos foram esclarecidos sobre o acompanhamento aos pacientes com morte encefálica até a entrega ao anestesista. “Deve-se observar todos os exames, manter a temperatura do corpo acima dos 35° e deixar a cabeceira entre 30° e 40°. O objetivo é não deixar o coração parar de bater até o momento da retirada dos órgãos”, enfatizou o coordenador.