Pressionado, Flamengo encara o Náutico por vaga na próxima fase

Por gazetaesportiva 15/07/2015 18h06
Por gazetaesportiva 15/07/2015 18h06
Pressionado, Flamengo encara o Náutico por vaga na próxima fase
Foto: Divulgação
Ainda juntando o cacos após a derrota de 3 a 0 para o Corinthians, que o manteve em delicada situação no Campeonato Brasileiro, o Flamengo entra em campo pressionado para enfrentar o Náutico nesta quarta-feira, às 22 horas (de Brasília), na Arena Pernambuco, pela rodada de volta da terceira fase da Copa do Brasil.
 
O Rubro-Negro precisa da vitória e isso aumenta ainda mais a pressão, já que os dois times empataram por 1 a 1 no Rio de Janeiro, na ida. Dessa maneira, os pernambucanos se garantem no caso de empate sem gols, pois os tentos anotados como visitante valem para critério de desempate. Novo 1 a 1 forçará a disputa de pênaltis e igualdade a partir de 2 a 2 serve aos cariocas.

Cristóvão Borges, técnico do Flamengo, pode considerar que seu emprego está em jogo nesta partida, pois uma eliminação dificilmente vai mantê-lo na Gávea. O treinador, porém, parece não se abater muito com a situação e prefere pensar no que está por vir.
“A verdade é que nos precisamos dar uma boa resposta dentro de campo por conta do nosso mau desempenho contra o Corinthians. Vamos precisar reagir rapidamente, até porque o jogo contra o Náutico é eliminatório e não conseguimos fazer a lição de casa.

Portanto, o grupo está comprometido e ciente da entrega em campo e da maneira como vamos precisar nos comportar”, disse Cristóvão.
A boa campanha do Náutico na Série B do Campeonato Brasileiro também gera preocupação no Flamengo. Os pernambucanos, que venceram o clássico estadual com o Santa Cruz por 2 a 1 no fim de semana, somam 24 pontos e aparecem no G-4, a zona de acesso para a elite do futebol nacional. Portanto, os flamenguistas estão com o sinal de alerta ligado por conta do bom desempenho do adversário.

“O Náutico está longe de ter um time ruim. Muito pelo contrário. Vem embalado pelo bom trabalho que vem realizando na Série B, que tem um nível de competitividade muito elevado. Eles entrarão em campo motivados por isso e pelo bom resultado que conseguiram na ida. A torcida vai prestigiar bastante e o Flamengo vai ser pressionado de todos os lados. Mas somos um time que tem conseguido crescer nos momentos de adversidade e acredito que vamos conseguir ter um bom desempenho”, disse o volante paraguaio Víctor Cáceres.

Favorável ao Flamengo está o fato de o time conseguir importantes reforços. Os atacantes Paolo Guerrero e Emerson, que ficaram de fora do jogo contra o Corinthians por questões contratuais, voltam nas vagas de Marcelo Cirino e Gabriel, respectivamente. Outra mudança acontece na lateral direita. Ayrton, que já defendeu o Palmeiras na competição, fica de fora, com o volante Luiz Antonio sendo improvisado no setor.

Pelo lado do Náutico, o técnico Lisca não parece se empolgar com o mau momento do Flamengo. Muito pelo contrário, na visão dele as dificuldades serão ainda maiores, mas ele confia em seus jogadores
.
“O Flamengo vai ser sempre um time perigoso pela sua tradição e pela sua grandeza. Não me preocupo com o momento do meu adversário e sim em encontrar a melhor maneira de o Náutico se comportar dentro de campo e conseguir a classificação para as oitavas de final. A Copa do Brasil é muito importante e vamos em busca do resultado que nos interessa nesta quarta-feira”, avisou Lisca.

O Náutico terá mudanças para essa partida. O zagueiro Ronaldo Alves, o meia Hiltinho e o atacante Douglas não poderão jogar porque atuaram por outros clubes na Copa do Brasil. Assim, Diego entra na zaga, Rogerinho ganha o posto no meio-de-campo e Bergson será a novidade no ataque, compondo o setor com Stéfano Yuri. Lucas Piauí assume a lateral esquerda na vaga de Gaston Filgueira, suspenso por acúmulo de cartões amarelos.

FICHA TÉCNICA

NÁUTICO-PE X FLAMENGO-RJ

Local: Arena Pernambuco, em Recife (PE)
Data: 15 de julho de 2015 (quarta-feira)
Horário: 22 horas (de Brasília)
Árbitro: Cláudio Francisco Lima e Silva (SE)
Assistentes: Luis Carlos Câmara Bezerra (RN) e Lourival Cândido das Flores (RN)
NÁUTICO: Julio Cesar, Guilherme, Diego, Fabiano Eller e Lucas Piauí; João Ananias, Willian Magrão, Marino e Rogerinho; Bergson e Stéfano Yuri
Técnico: Lisca
FLAMENGO: Cesar, Luiz Antonio, Wallace, Marcelo e Jorge; Victor Cáceres, Jonas, Héctor Canteros e Everton; Emerson Sheik e Paolo Guerrero
Técnico: Cristóvão Borges