Moradores do Sítio Fazenda Velha sofrem com esgoto a céu aberto do Residencial Agreste

Por Niel Antonio 15/07/2015 07h07
Por Niel Antonio 15/07/2015 07h07
Moradores do Sítio Fazenda Velha sofrem com esgoto a céu aberto do Residencial Agreste
Foto: Cortesia do leitor
Moradores do Sítio Fazenda Velha, zona rural de Arapiraca, estão sofrendo com um esgoto a céu aberto que sai do Residencial Agreste e passa pela comunidade. Além de ter que lidar com o mau cheiro proporcionado pelo saneamento irregular do conjunto habitacional, algumas pessoas já apresentam problemas de saúde.

A situacão piora quando chove, visto que o lixo que é jogado nas proximidades do residencial desce juntamente com a água suja e se acumulam em frente às residências daquele sítio, podendo ocasionar o aparecimento de ratos, baratas e escorpiões, pondo em risco a saúde dos moradores.

Antônio José Neto, 27 anos, afirma que tem parentes que residem na localidade, inclusive uma avó de 75 anos com problemas graves de saúde, que sempre apresenta desconforto nos horários das refeicões, devido ao mau cheiro proporcionado pela sujeira.

Ainda de acordo com moradores, há 60 dias a situacão irregular perturba quem reside na localidade e há um mes a coleta de lixo nao é realizada no local. “Até para quem tem carro, a situacão é complicada, porque você chega com seu carro limpo e sai com ele sujo e fedendo”, disse Antonio Neto.
 

Água do esgoto invade via de acesso ao local (Foto: Cortesia do leitor).

O tio de Antônio, Isaac José Neto, 30 anos, afirmou que já foram feitas quatro reclamacões ao órgão responsavel pela limpeza do local, mas, até o momento, nada foi feito, tampouco uma resposta foi dada sobre quais medidas serão tomadas. “O mau cheiro proporcionado pela sujeira incomoda bastante nos momentos das refeicões. Precisamos de uma resposta do poder público, porque não podemos ficar nessa situacão”, informou Isaac Jose Neto, morador da comunidade.

Procurada, a prefeitura de Arapiraca informou, por meio de sua Assessoria de Comunicacao, que a equipe técnica só ficou sabendo dos detalhes sobre o lixo irregular do Residencial Agreste após o contato feito pela redação do Já é Notícia e que o órgão responsável pela limpeza do município vai verificar o caso nos próximos dias.
 

Lixo jogado por moradores do Residencial Agreste se acumula no Sítio Fazenda Velha (Foto: Cortesia do leitor).

Ainda segundo a Prefeitura, no período diurno, aos sábados, a coleta de lixo passa pela Comunidade Fazenda Velha e a Limpel percorre o Residencial Agreste nas segundas e quintas-feiras, pela manhã.

O secretário Municipal de Limpeza e Iluminação Pública (Selip), Diogo Cajueiro, atentou para o fato de as pessoas descartarem lixo nos dias inadequados. "A orientação é colocar nos dias agendados pela companhia de coleta que, desta forma, quando chover não haverá problemas maiores. De todo modo, estamos sempre à disposição. Podem nos procurar na secretaria", disse o secretário.

 
Curta a página oficial do Já é Notícia no Facebook e acompanhe nossas notícias pelo Twitter.