Saiba como eliminar mofo e ácaros durante o inverno

Por Na Telinha 28/06/2015 09h09
Por Na Telinha 28/06/2015 09h09
Saiba como eliminar mofo e ácaros durante o inverno
Foto: Na Telinha
É no inverno que costumamos dar aquela geral nos armários para colocar em uso peças que permanecem guardadas durante outras épocas do ano como cobertores, mantas e edredons, além de casacos, toucas e moletons.

Em algumas residências, as roupas de frio tendem a ficar com cheiro de mofo por causa da umidade acumulada. Assim como impregnadas com ácaros, aquele bichinho invisível que se alimenta da poeira.

O mau cheiro e o excesso de poeira são agentes provocadores de processos alérgicos, às vezes bem fortes. Por conta disso, o ideal é colocá-las para arejar e tomar sol assim que tirá-las do guarda-roupa ou, se for o caso, lavá-las antes de usar.

O mesmo procedimento deve ser feito com cortinas e tapetes, assim como travesseiros e colchões. Além disso, como no inverno brasileiro as chuvas aumentam em algumas regiões do país, os especialistas explicam que a casa deve manter-se arejada.

Assim, sempre que a chuva der uma brecha, abra portas e janelas para que o ar circule e a luz solar entre. Se possível, afaste os móveis das paredes, especialmente o guarda-roupa. A dica é simples, mas pode amenizar ou, até mesmo, evitar que as paredes da sua casa fiquem mofadas, o que prejudica muito a saúde. Confira as dicas!

Ventilação

Profissionais explicam que para evitar o acúmulo de ácaros e mofo o ideal é colocar as roupas de inverno mensalmente para tomarem algumas horas de sol. Além disso, antes de guardá-las coloque-as em um local ventilado por alguns minutos, tempo suficiente para que esfriem.

Outra dica é observar o grau de ventilação dos guarda-roupas. Quanto maior ele for, menos serão as chances das peças mofarem. Por isso, se faz necessário deixar que a casa seja sempre bem ventilada e, de preferência, com entrada de luz solar.

Ácaros

Geralmente, os ácaros se desenvolvem em locais escuros, úmidos e sem ventilação. Então, ao manter a ventilação na casa, assim como no guarda-roupa, será praticamente impossível a proliferação de microorganismos nas roupas, cobertores, tapetes, cortinas e sofás.

Entretanto, se eles já estiverem instalados nas peças, o correto é lavá-las imediatamente. Faça o mesmo com travesseiros, almofadas e colchões. Existem no mercado Alguns produtos que auxiliam no combate à umidade e, ainda, deixam um perfume gostoso nas roupas.

Guarda-roupa e gavetas

Se os moradores da casa não forem alérgicos a alguns tipos de aromas fortes, coloque bolinhas de sândalo dentro dos armários e das gavetas para combater a umidade nesses recipientes.

Do contrário, opte por truques caseiros que também ajudam a amenizar o problema como giz ou comprimido efervescente usado contra má digestão. Espalhe-os dentro dos armários e das gavetas.

Dicas extras

- Para combater o bolor, umedeça o local com uma mistura de água potável e água oxigenada 10 volumes. Aplique na região afetada, deixando secar ao sol logo em seguida;

- já para mofo em tecido branco ou de cor resistente, mergulhe a peça e deixe-as um pouco na água com cândida diluída; Em tecido de cor, umedeça com suco de limão; Em tecido sintético ou seda, molhe em um banho de leite;

- mantenha a qualidade das roupas de lã dando preferência por lavá-las em locais especializados. Somente profissionais capacitados sabem como proceder para não estragar as peças. Caso isso não seja possível, lembre-se que roupas de lã não devem ser lavadas e nem secadas na máquina;

- ao final do inverno, mantenha a rotina de cuidados. As peças de frio (roupas pessoais ou cobertores) podem ser guardadas durante um ano em embalagens herméticas, que contêm uma válvula para a retirada do ar.

Desta forma, elas ficam protegidas da umidade e do surgimento de traças. Estas embalagens são encontradas em diversos tamanhos, bastando optar pela quais mais atender às suas necessidades.

Especialistas afirmam que também dá para armazenar cobertores e edredons em capas de TNT, que permitem ventilação. Por fim, nunca guarde as roupas de lã e de malha sujas, mesmo que aparentem imperceptíveis. Do contrário, possíveis manchas tornam-se permanentes.