Arapiraca recebe curso de paraquedismo neste fim de semana

Por Redação com Globo Esporte 27/06/2015 08h08
Por Redação com Globo Esporte 27/06/2015 08h08
Arapiraca recebe curso de paraquedismo neste fim de semana
Foto: Divulgação
Imortalizado pela "Sessão da Tarde", o filme Caçadores de Emoção (Point Break em inglês) inspirou gerações. O surfista Bodhi, interpretado por Patrick Swayze, vivia no limite, tudo por um segundo a mais de adrenalina. Ele e sua gangue roubavam bancos com máscaras dos ex-presidentes dos Estados Unidos, e eles eram perseguidos pelo agente do FBI Johnny Utah, interpretado por Keanu Reeves. Em meio aos crimes, os fora da lei experimentavam as mais loucas aventuras, entre elas estava o famoso salto de paraquedas.

Sem dúvida as aventuras de Bhodi e sua turma influenciaram várias pessoas ao redor do mundo a praticarem paraquedismo. No Brasil o esporte foi muito difundido, tendo profissionais renomados e conhecidos mundialmente. E o que já é realidade em outros estados brasileiros agora chega a Alagoas, mais especificamente a Arapiraca. Lá será realizado, neste fim de semana, um treinamento para salto AFF (Accelerated Free Fall) e também salto duplo. Umas horinhas de curso e o iniciante já estará apto a saltar sozinho, é o que explica Cláudio Magalhães Júnior, um dos organizadores do evento.

– Quem acha que viveu tudo na vida é porque nunca saltou. Sua vida só se torna completa quando você salta de paraquedas. É uma sensação indescritível. Agora, as pessoas de Arapiraca vão poder conhecer o que é saltar, vamos oferecer o salto duplo, e também o salto AFF, e com algumas horas de treinamento a pessoa já vai conseguir saltar sozinha – garantiu.
Tanto o curso quanto o salto duplo serão realizados na pista de pouso de Arapiraca, a partir das 8h. As inscrições podem ser realizadas no site da Vertical Speed. Lembrando que quem for participar do curso precisa levar um atestado médico provando que está apto a praticar o esporte. Menores de 18 anos precisam da autorização dos pais.

Apesar de ser extremamente radical, o paraquedismo é considerado pelos especialistas um esporte seguro. Cláudio Magalhães lembra que o curso será ministrado por profissionais capacitados e reconhecido pela Condecoração Brasileira de Paraquedismo (CBPq).

– Pode-se dizer que o paraquedismo é um dos esportes mais seguros que existe. O equipamento sempre é checado várias vezes e nos preparamos para tudo, até para uma possível pane. O praticante salta com um paraquedas reserva, tudo isso para não correr o risco de acidentes. Sem falar que contamos com uma equipe extremamente competente, com instrutores preparados e habilitados pela CBPq – explicou.

Formato

Quem quiser praticar o salto sozinho, no sistema AFF, terá que passar por um curso preparatório que dura em média 8 horas. Nele o praticante aprenderá sobre navegação, estrutura do paraquedas e posicionamento. O curso começa nesta sexta-feira, por isso, quem tiver interessado precisa se apressar. Já o salto duplo, por ter o acompanhamento de um profissional, não exige um curso técnico, contudo, o aluno precisa passar por um treinamento básico, que simula as posições de saída da aeronave, queda livre e pouso. No salto para iniciantes, a altura varia de 4 a 6 mil pés, e a queda dura em média 20 segundos.

Custo

Para quem quiser pratica o salto no formato AFF precisará desembolsar R$ 640,00 (o valor pode ser dividido em até 12 vezes no cartão de crédito). Quem preferir o salto acompanhado de um instrutor paga R$ 650,00. Para registro de fotos e filmagem o valor fica um pouco mais caro.