Cristiano Ronaldo erra pênalti, Real empata e deixa taça perto do Barça

Por Redação com Gazetaesportiva 09/05/2015 19h07
Por Redação com Gazetaesportiva 09/05/2015 19h07
Cristiano Ronaldo erra pênalti, Real empata e deixa taça perto do Barça
Foto: AFP
O Real Madrid ficou em situação mais complicada no Campeonato Espanhol. Depois de o Barcelona ter vencido seu jogo neste sábado, o clube dirigido por Carlo Ancelotti sofreu para buscar o empate por 2 a 2 contra o Valencia, no Santiago Bernabéu, deixando a taça mais próxima do rival azul-grená.

Assim, o Real chegou aos 86 pontos, quatro a menos do que o Barça. Antes do início da rodada, a diferença era de apenas dois pontos. Agora, restando duas rodadas para o término do Espanhol, o Barcelona precisa apenas de uma vitória para frustrar o rival e conquistar o troféu.

Um dos destaques da partida foi o goleiro brasileiro Diego Alves, que fez grandes defesas e espalmou até mesmo uma cobrança de pênalti de Cristiano Ronaldo. Mesmo pressionado, o Valencia abriu dois gols de vantagem em menos de 25 minutos, com Alcácer e Fuego, aproveitando espaços da defesa merengue.

No último lance antes do intervalo, Cristiano Ronaldo perdeu o pênalti, consagrando Diego Alves, que foi convocado pelo técnico Dunga para a próxima Copa América. No segundo tempo, Pepe descontou logo no começo. Já aos 38, Isco acertou chute de longe para igualar a contagem.

A partida teve a presença na arquibancada do tenista espanhol Rafael Nadal, que, antes de ir ao estádio, já havia cumprido seu papel, vencendo neste sábado o tcheco Tomas Berdych na semifinal do Masters 1000 de Madri.

Antes de voltar a pensar no Espanhol, o Real tem enfrenta a Juventus, na quarta-feira, no Santiago Bernabéu, pela semifinal da Liga dos Campeões da Europa. O primeiro confronto terminou com triunfo por 2 a 1 dos italianos.

O jogo - Apesar da necessidade da vitória e do grande poder ofensivo, o Real Madrid começou a partida dando muito espaço na defesa para os avanços do Valencia. O primeiro lance de perigo do compromisso foi dos visitantes, aos nove minutos, quando Alcácer recebeu em velocidade na área e, na saída de Casillas, tocou por cima. Os jogadores do clube merengue ainda reclamaram bastante, pedindo falta de Gomes sobre Pepe no decorrer da jogada.

A resposta do time da casa não tardou. Aos 13, Bale sofreu falta perto da área pela direita e assumiu a responsabilidade da cobrança, acertando o travessão. A partir daí, o Real tentou pressionar os adversários, até acertando outra vez a bola no travessão, em cabeceio de Cristiano Ronaldo depois de cobrança de escanteio.

Em seguida, os anfitriões perderam Kroos, que deixou o campo lesionado para a entrada de Illarramendi. Porém, o time dirigido por Carlo Ancelotti continuou dando espaço na defesa, e o Valencia aproveitou. Aos 19, depois de cruzamento da esquerda, Alcácer apareceu atrás de Pepe para se esticar e mandar para a rede. No primeiro lance do Real após o gol, Cristiano Ronaldo emendou uma bicicleta na área, mas acertou a bola no zagueiro Mustafi.

Aos 25, o Valencia ampliou a vantagem. Em cobrança de falta para a área, a defesa merengue falhou na marcação, e Fuego aproveitou a liberdade para cabecear para a rede. O time madrileno buscou a resposta em seguida, com chute forte de Bale, que foi defendido por Diego Alves. Disposto a pressionar, o Real falhou na finalização. Chicharito ganhou de Otamendi na meia-lua, tocou na direita para Bale e recebeu de volta na área, chutando na trave.

A última grande oportunidade do Real na etapa foi no pênalti que o árbitro marcou de Gayá sobre Chicharito. Aos 45 minutos, Cristiano Rolando fez a cobrança no canto esquerdo do goleiro brasileiro Diego Alves, que acertou o lado e defendeu. No intervalo, Carlo Ancelotti fez as duas mudanças que restavam, tirando Coentrão e Arbeloa para as entradas de Marcelo e Carvajal.

O Real partiu então com tudo na busca pela reação. Diego Alves impediu um gol ao fazer grande defesa em cabeceio de Chicharito, mas não conseguiu interceptar no lance seguinte. Aos 10, James Rodriguez bateu escanteio, e Pepe cabeceou para balançar a rede.

O Valencia continuou sendo pressionando, e Diego Alves evitou o empate em cabeceio de Sergio Ramos. Porém, aos 38, o goleiro brasileiro não conseguiu impedir que o chute de Isco balançasse a rede. Mesmo assim, o empate não foi tão bom para o Real, que ficou agora a quatro pontos do Barcelona.