Moradores da zona rural de Igaci denunciam falta de transporte escolar no município

Por Redação 16/04/2015 17h05
Por Redação 16/04/2015 17h05
Moradores da zona rural de Igaci denunciam falta de transporte escolar no município
Foto: Igaci.no.comunidades/Ilustração
Moradores do Sítio Lagoa de Cima, zona rural de Igaci, denunciam a falta de transporte para os alunos da rede municipal.

Segundo a denúncia dos pais, enviada ao Portal Já é Notícia, o transporte dos alunos do povoado era feito por uma caminhonete D-20, onde as crianças e jovens se arriscavam viajando até na capota desse veículo.

Outro carro que prestava o serviço era um veículo Besta, e segundo a denúncia, esse em péssimas condições, quebrava constantemente.

Ainda segundo a denúncia, existem alguns ônibus, do programa “A caminho da Escola”, parados há cerca de um ano em um pátio da prefeitura e não são usados para atender os alunos do município.

O Portal Já é Notícia conversou, por telefone, com a Secretária de Educação do Município, Professora Mônica, ela admitiu a existência de veículos abertos fazendo o transporte de alunos, mas que esse problema está sendo solucionado aos pouco.

A secretária informou ainda que já recebeu comunicado da Justiça determinando prazo para a substituição de todos os veículos abertos. “Estamos trabalhando para que todos os veículos de transporte escolar do município sejam fechados, mas além do problema financeiro, existem povoados em que o tráfego de ônibus é praticamente impossível, devido às estradas”, disse Mônica.

Sobre o veículo Besta, a secretária disse que já foi substituído e o transporte dos alunos do Sítio Lagoa de Cima foi normalizado essa semana.

Quanto ao ônibus parados no pátio da prefeitura, a secretária Mônica não informou ao certo há quanto tempo o município recebeu quatro veículos, e disse que está aguardando a liberação do recurso financeiro, por parte do FNDE, para a regularização dos mesmos junto ao DETRAN, só depois do licenciamento é que os ônibus podem circular.

Professora Mônica disse ainda que o município gasta mais de R$ 120 mil reais por mês com transporte escolar e só recebe do Governo Federal cerca de R$ 40 mil para ajudar nessa despesa.

Curta a página oficial do Já é Notícia no Facebook e acompanhe nossas notícias pelo Twitter