Câmara de Traipu afasta prefeita, mas vice é impedido de assumir o cargo por ordem judicial

Por Traipu Notícias 11/04/2015 10h10
Por Traipu Notícias 11/04/2015 10h10
Câmara de Traipu afasta prefeita, mas vice é impedido de assumir o cargo por ordem judicial
Foto: Cortesia: Jônatas Pedro/Traipu Notícia
Decisão da câmara municipal de vereadores nesta Sexta-feira(10) resultou na posse de Erasmo Araújo Dias como prefeito de Traipu. Na primeira vez que a ação foi apresentada na Casa Legislativa, alguns fatores contribuíram para que a prefeita Maria da Conceição Teixeira Tavares (Dem) continuasse no cargo, sendo: A ausência de provas que comprovassem a estadia da mesma fora do país por período superior a 15 dias e o fato da mesma não ter obtido o direito de defesa, fato que levou-a voltar a suas atividades no executivo.

De acordo com a Casa Legislativa, nesta conjuntura, a prefeita foi oficializada a prestar esclarecimentos acerca de sua viagem, no entanto não o fez, a casa legislativa solicitou a Polícia Federal informações que comprovassem sua estadia fora do país num período superior a 15 dias, confirmando a vacância do cargo e consequentemente a necessidade da imediata posse do Vice-prefeito. Após sessão ja no início da noite, um grande tumulto se estabeleceu na porta da prefeitura.

Militares estavam na porta da sede do executivo municipal e de acordo com as informações de um Tenente que fora acionado para estar a frente das guarnições, o Juiz de Direito do Município passou por telefone a informação de que o mesmo(Erasmo) não poderia adentrar a prefeitura. Erasmo estava de posse da decisão da Câmara que acabara de empossá-lo e indagou acerca da existência de alguma decisão judicial que o impedisse de exercer seus direitos como prefeito, mas nenhum documento foi apresentado.

Correligionários de ambos os lados estavam ansiosos na frente da prefeitura, quando chegou nova decisão também por telefone, a ordem dizia que nenhum dos dois (Erasmo/Conceição) poderia adentrar ao órgão até segunda ordem (Chegada de Decisão Judicial).
Tudo ficou confuso e a cidade dormiu com dois prefeitos sem prefeitura. O Prefeito Erasmo Araújo entrará com recurso no intuito de assumir na plenitude seus direitos como prefeito, já a prefeita Conceição Tavares, moverá ação contra a mesa diretora da Câmara de Vereadores.