HGE contará com Unidade de AVC e Hemodinâmica a partir do dia 14

Por Assessoria 07/04/2015 10h10
Por Assessoria 07/04/2015 10h10
HGE contará com Unidade de AVC e Hemodinâmica a partir do dia 14
Foto: Assessoria
Para marcar os 100 dias da atual gestão do Governo de Alagoas, a partir do próximo dia 14 o Hospital Geral do Estado (HGE) passará a contar com uma Unidade de Acidente Vascular Cerebral (AVC) e iniciará a implantação da área destinada ao Serviço de Hemodinâmica, que estará totalmente estruturado em 90 dias.

Neste período, a realização de angioplastia em pacientes que sofreram infarto a menos de 12h será realizada no Hospital do Coração.

A secretária de Estado da Saúde, Rozangela Wyszomirska, inspecionou a estrutura física dos dois novos serviços, que irão qualificar o atendimento de urgência e emergência em Alagoas.

“Teremos a primeira unidade de AVC a funcionar em Alagoas. Com isso, vamos garantir que o paciente, vítima de um acidente vascular cerebral, receba assistência exclusiva e direcionada. Já o tratamento com hemodinâmica garantirá protocolos médicos específicos para o infarto agudo do miocárdio. Um avanço para a assistência em saúde alagoana”, destacou a secretária.

Lorella Chiapetta, superintendente de atenção à Saúde (SUAS), mencionou que a Unidade de AVC buscará o tratamento específico do acidente vascular em seu estado agudo, principalmente nos primeiros 14 dias, que são considerados críticos. “Após esse período, de acordo com a evolução do paciente, ele receberá alta ou será encaminhado para outras unidades, visando à reabilitação das sequelas da doença, ou mesmo para a área verde do HGE. A unidade contará com uma equipe profissional exclusiva, formada especificamente para o tratamento do paciente, com médicos diaristas que darão suporte para os plantonistas”, acrescentou.

De acordo com a diretora do HGE, Verônica Omena, toda a estrutura da Unidade de AVC já está pronta. “Serão 10 leitos destinados ao atendimento do AVC agudo, acrescidos de uma sala específica para o uso do trombolítico, (fármaco usado para dissolver de emergência o trombo que obstrui a artéria)”, explicou a diretora, ressaltando que, no decorrer desta semana, os profissionais estão sendo treinados para a nova rotina. 


 Curta a página oficial do Já é Notícia no Facebook e acompanhe nossas notícias pelo Twitter.