PF prende advogados por exploração de prestígio em Marechal Deodoro

Por G1 Alagoas 27/03/2015 07h07
Por G1 Alagoas 27/03/2015 07h07
PF prende advogados por exploração de prestígio em Marechal Deodoro
Foto: Divulgação
Dois advogados foram presos por exploração de prestígio pela Polícia Federal (PF) no município de Marechal Deodoro, região Metropolitana de Maceió, na tarde desta quinta-feira (26). Eles foram identificados como Augusto Granjeiro e Júlio Cesar da Silva Castro.

Granjeiro seria procurador do município de Marechal Deodoro, e Cesar, um dos advogados do casal Janadaris e Sérgio Sfredo, suspeitos de mandar matar um advogado na Praia do Francês em março de 2014.

De acordo com o delegado Gustavo Gatto, da PF, o caso foi denunciado pelo próprio casal, que está preso no quartel do Corpo de Bombeiros no bairro do Trapiche, aguardando julgamento. Eles contaram que o advogado deles teria solicitado R$ 200 mil, alegando que repassaria esse dinheiro ao procurador para soltá-los. O valor seria pago em duas parcelas.

"O procurador garantiu que tinha influência junto ao Judiciário, e prometeu se valer dela para interferir em uma decisão judicial, e cobrou dinheiro por isso. Os dois foram presos em flagrante por exploração de prestígio", explica o delegado. A pena para esse crime é de até 7 anos de prisão.

Ainda segundo Gatto, o casal, que nesse caso foi vítima do golpe, afirmou que procurou a PF por não confiar em nenhuma autoridade local, ainda que não se tratasse de um crime federal.
A prisão ocorreu em posto de combustíveis na AL-101 Sul, no momento em que advogado entregava ao procurador o pagamento de metade do dinheiro acordado, que também foi apreendido. O dinheiro e os advogados foram levados para a sede da PF, no bairro de Jaraguá.

Granjeiro e Cesar foram autuados e prestam depoimento ao delegado de plantão, Antônio Miguel. Dois representantes da Ordem dos Advogados do Brasil Seccional Alagoas (OAB-AL) foram convidados para acompanhar os procedimentos. O motorista que estava com eles também foi detido para prestar esclarecimentos. 
 

Curta a página oficial do Já é Notícia no Facebook e acompanhe nossas notícias pelo Twitter.