Professores municipais e alunos estaduais protestam por melhorias na educação de Arapiraca

Por Por Niel Antonio 20/03/2015 11h11
Por Por Niel Antonio 20/03/2015 11h11
Professores municipais e alunos estaduais protestam por melhorias na educação de Arapiraca
Foto: Já é Notícia
Na manhã desta sexta-feira (20), um protesto reuniu professores de escolas municipais e alunos da rede estadual, para cobrar melhorias na Educação de Arapiraca. Os manifestantes seguiram em passeata pelas ruas do Centro da cidade e se concentraram na Praça Luiz Pereira Lima, conhecida como antiga Praça da Prefeitura.

Os professores reivindicam o reajuste salarial e acusam que há dois anos não recebem nenhum aumento. Já os alunos, grande parte da área rural, buscam garantir o transporte escolar, que está suspenso há dois meses, por falta de pagamento aos motoristas.
 
De acordo com a categoria docente, há dois anos que os professores não recebem aumento salarial e vêm intensificando a luta em favor desse reajuste, visto que a remuneração está abaixo do piso salarial nacional. Segundo eles, até o momento, nenhuma resposta foi emitida pela prefeitura de Arapiraca. Os professores recebem cerca de 7% a 8% abaixo do piso nacional.
 
 

Alunos apresentam cartazes durante protesto e pedem transporte escolar (Foto: Já é Notícia)


De acordo com o professor Alexandre, não apenas os professores, mas também todos os funcionários estão envolvidos no movimento, para conseguir melhores condições de trabalho, em prol de uma educação melhor para a cidade.

“Até agora não existe nenhuma proposta da prefeitura. Foi marcada uma reunião para a terça-feira [17]. Já tinha sido marcada para ontem [19], mas não houve nenhuma proposta”, relatou o professor.

Segundo ele, será realizado um ato na assembleia para cobrar o aumento salarial, na próxima terça-feira (24), e caso isso não seja atendido, os professores entram em greve, definitivamente. Os alunos da rede estadual também protestaram porque, segundo eles, metade dos alunos não está indo para a escola.

 

Alunas cobram a convocação de professores do último concurso realizado para a categoria (Foto: Já é Notícia)

Na última segunda-feira (16), os professores também realizaram um ato público, visto que o piso salarial do magistério não está sendo cumprido e não houve avanços a partir das reivindicações realizadas no passado. Naquela data, o Sindicato dos Trabalhadores da Educação de Alagoas (Sinteal), informou que os salários que estavam atrasados foram pagos apenas em partes.

Procurada pela redação do Portal Já é Notícia, na última segunda-feira (16), a prefeitura de Arapiraca, através de sua Assessoria de Comunicação, informou que os atrasos de 2014 tramitam na Justiça e que uma assessoria técnica está avaliando os critérios do reajuste salarial para o mês de abril deste ano.

Ainda segundo a categoria, os professores só começam a trabalhar a partir da apresentação de uma proposta concreta do poder público. No último protesto, a professora Juraci, que integrava o movimento, afirmou que a categoria se sente desprezada pela prefeitura. “A educação é tudo, é a formação do cidadão e não é nada bom passar um ano inteiro lutando por uma resposta concreta salarial. Nos sentimos desvalorizados, porque nós lutamos pela carreira e não é só pelo piso salarial”, concluiu.



 


Curta a página oficial do Já é Notícia no Facebook e acompanhe nossas notícias pelo Twitter.