Delegado Gustavo Xavier participa da tribuna livre e fala sobre o Projeto Arapiraca em Ação

Por Redação com Ascom/Câmara Municipal de Arapiraca 19/03/2015 10h10
Por Redação com Ascom/Câmara Municipal de Arapiraca 19/03/2015 10h10
Delegado Gustavo Xavier participa da tribuna livre e fala sobre o Projeto Arapiraca em Ação
Delegado Gustavo Xavier, durante pronunciamento na Câmara Municipal de Arapiraca. - Foto: Assessoria
Com a presença de professores que superlotaram as dependências do plenário, a Câmara Municipal de Arapiraca realizou, na noite desta quarta-feira (18), sua última sessão ordinária com os trabalhos dirigidos pelo presidente Márcio Marques (PSC), pelo primeiro secretário, Moisés Machado (PSD), e também pelo segundo secretário Roninho (Pros).

Foi aprovado o requerimento da vereadora Aurélia Fernandes (PMDB), solicitando às secretarias municipais de Educação e Finanças, encaminhar à Câmara resposta sobre o reajuste salarial dos professores de acordo com negociação com o sindicato da classe.

Aurélia Fernandes disse esperar que a administração municipal através das secretarias, abra esse canal de negociações, evitando transtornos maiores para os alunos que serão os mais prejudicados.

“E preciso valorizar os professores que há muitos anos estão reivindicado seus direitos”, disse ela, garantindo que o Poder Legislativo está ao lado da categoria.

O vereador Moisés Machado aproveitou a oportunidade para informar aos professores, que a ausência da Professora Graça naquela reunião, se deu por conta de um problema de ordem particular, onde uma filha da própria vereadora estaria, ontem, se submetendo a uma pequena cirurgia e por isso ela não estaria participando da reunião.

Ele também informou aos professores, que o Poder Legislativo não tem competência para legislar sobre finanças para determinadas categorias, porque tem que esperar a mensagem do executivo para poder discutir as comissões e depois votar e aprovar.

A vereadora Gilvania Barros solicitou, à secretaria municipal de Educação, a construção de uma unidade escolar de ensino fundamental do 6º ao 9º ano no bairro Nova Esperança.
Em sua justificativa, Gilvania Barros destacou a importância do pedido, afirmando que aquela comunidade é bastante populosa e precisa com urgência da construção de um estabelecimento de ensino.

O vereador Roninho apresentou indicação solicitando que a Secretaria Municipal de Educação resolva o problema do transporte escolar dos alunos das redes públicas estadual e municipal.

Segundo o vereador, é preciso resolver com urgência, porque, há dois meses, os alunos estão sendo prejudicados pela falta do transporte escolar. Ele lembrou que os pais não podem pagar cinco reais por dia para que os alunos possam estudar e que é dever do estado e do município arcar com estas despesas.

O vereador Josias Albuquerque (PSD) e a vereadora Aurélia Fernandes (PMD) apresentaram conjuntamente indicação, solicitado a secretaria municipal de Saúde, reestruturar o Centro de Medicina Física e Reabilitação do Agreste (CEMFRA).

Segundo o parlamentar, “o prédio está transformado em um elefante branco”, sem as mínimas condições de oferecer um atendimento adequado às pessoas portadoras de necessidades especiais.

Ele disse que não se pode admitir que um local com toda a infraestrutura que o CEMFRA tem possa estar abandonado. A vereadora Aurélia Fernandes foi solidária com as palavras do colega Josias Albuquerque, lembrando que o CEMFRA realiza um atendimento de alto nível e não pode ser esquecido.

Ela disse que é preciso cobrar da administração municipal uma resposta urgente sobre o assunto, alertando que o atendimento não pode ser relegado ao abandono.

Após os trabalhos, o presidente Márcio Marques abriu o espaço para a Tribuna Livre, para o Delegado Regional de Polícia, Gustavo Xavier, que esteve acompanhado do secretário de Esportes, Nelson Filho, pudesse falar sobre o Projeto denominado de Arapiraca em Ação, cujo objetivo é beneficiar cerca de 50 crianças e adolescentes com a prática de esportes como o Jiu-Jitsu, no bairro Manoel Teles.

O Delegado Regional também falou da integração entre as Polícias Civil ,Militar e Força Nacional no combate à criminalidade, argumentando que é de interesse da alta cúpula da Secretaria de Defesa Social tirar o estado do ranking da criminalidade.

Os professores também tiveram o espaço aberto para discutir o assunto, onde todos que fizeram o uso da palavra enalteceram a iniciativa tanto da polícia civil, como da própria secretaria municipal de Esportes, representada naquele momento pelo secretário Nelson Filho.

Em suas explicações sobre o projeto, o secretário Nelson Filho fez questão de frisar que muitos jovens seguiram os caminhos do crime, justamente por não terem projetos esportivos voltados para eles.

Nelson Filho concluiu, afirmando que se sentia bastante feliz em saber que os Poderes Executivo, Legislativo e Segurança Pública lutam por uma sociedade mais justa e, acima de tudo, pelo bem-estar social de uma comunidade.

Ao final, o presidente Márcio Marques informou, aos professores, que o espaço da Tribuna Livre estava reservado a eles para a próxima quarta-feira (25), durante a realização de mais uma sessão do Poder Legislativo.


Curta a página oficial do Já é Notícia no Facebook e acompanhe nossas notícias pelo Twitter.