Mulheres de bandidos dopam carcereiros e 26 presidiários fogem pela porta da frente

Por Redação com Repórter MT 06/02/2015 16h04
Por Redação com Repórter MT 06/02/2015 16h04
Mulheres de bandidos dopam carcereiros e 26 presidiários fogem pela porta da frente
Foto: Divulgação
O diretor e dois agentes penitenciários da Cadeia Pública de Nova Mutum (268 km de Cuiabá) foram presos em flagrante, acusados de facilitarem a fuga de 26 detentos, que ocorreu na madrugada desta quinta-feira (5).

Até o momento, sete deles já foram capturados, com uma das espingardas calibre 12 roubadas.

A captura ocorreu durante uma operação conjunta da Polícia Militar, Civil e Rodoviária Federal. Além do Serviço de Operações Especiais (SOE), da Secretaria de Justiça e Direitos Humanos (Sejudh).

A assessoria de imprensa da Sejudh, informou que o flagrante foi lavrado pela delegada da Polícia Civil, Angelina Andrade, que pediu a prisão dos servidores por entender que houve facilitação.

Um dos detentos recapturados confessou o plano dizendo que horas antes da fuga, a namorada dele teria entrado na unidade com bebidas alcoólicas para visitá-lo. Após o término da visita, a mulher teria ficado junto com uma amiga na frente da unidade conversando com os servidores, que foram dopados por uma substância química.

Após serem dopados, os agentes e o diretor foram amarrados e trancados em uma sala do presídio. Em seguida os presos roubaram três espingardas calibre 12 e uma pistola cheia de munições.

Os servidores devem ser autuados por facilitação de fuga, subtração de armamento da cadeia e peculato culposo (quando há intenção).

A Sejudh informou que vai abrir um procedimento administrativo para apurar a conduta deles. Se forem julgados como culpado, eles podem ser exonerados.