Anvisa proíbe fabricação de dois antibióticos genéricos da EMS

Por G1 05/02/2015 15h03
Por G1 05/02/2015 15h03
Anvisa proíbe fabricação de dois antibióticos genéricos da EMS
Foto: Divulgação
A Anvisa proibiu a fabricação de dois antibióticos genéricos produzidos pela empresa EMS. Parte da fábrica em Hortolândia, onde esses remédios são produzidos, foi interditada. Os remédio são: Clavulanato de Potássio, muito usado no tratamento de doenças respiratórias e a Rifamicina spray, usada no tratamento de feridas.

Eles foram suspensos, porque segundo a Anvisa, o fabricante alterou o processo de produção dos medicamentos. No caso da Amoxicilina, por exemplo, foi usada uma substância diferente. Uma outra foi sintetizada também de forma diferente do que foi aprovado pela Anvisa.

Assim, fica a dúvida se os remédios mantém a mesma eficácia e qualidade. A empresa está proibida de fabricar e deve recolher todos os estoques das farmácias dos lotes a partir de fevereiro de 2013. Quem está em tratamento deve interromper o uso do medicamento e procurar o médico.

A venda do outro remédio, da Rifamicina spray, não foi proibida, só a fabricação porque segundo a Anvisa, a empresa aumentou dez vezes a produção sem autorização. A EMS informou que segue padrões rigorosos de produção e que está tomando as medidas necessárias. 
 

Curta a página oficial do Já é Notícia no Facebook e acompanhe nossas notícias pelo Twitter.