Flamengo tenta usar última semana 'útil' para resolver pendências

Por Gazeta Esportiva 16/12/2014 10h10
Por Gazeta Esportiva 16/12/2014 10h10
Flamengo tenta usar última semana 'útil' para resolver pendências
Dudu segue na mira do Flamengo, que teve proposta de R$9 milhões pelo jogador recusada - Foto: Divulgação/Grêmio
A diretoria do Flamengo pretendia que o elenco estivesse fechado para 2015 no dia 5 de janeiro, quando acontece a reapresentação e o início da preparação para o Campeonato Carioca e para a Copa do Brasil. Porém, pelo ritmo das transações, muitas vezes não por culpa dos dirigentes do clube, a meta vem se tornando praticamente impossível de ser cumprida. Justamente por isso que o vice-presidente de futebol Alexandre Wrobel, o diretor executivo do departamento de futebol Rodrigo Caetano e o técnico Vanderlei Luxemburgo pretendem usar essa semana, que consideram a última "útil" do ano, para definirem alguns acertos. Isso porque as duas próximas semanas estarão tomadas pelas festividades de Natal e da chegada do Ano Novo, com as pessoas viajando e as reuniões de negócios ficando cada vez mais escassas.

Apesar de não falarem abertamente, os dirigentes colocaram como meta a contratação de pelo menos um reforço de peso até a próxima sexta-feira e o foco está na Europa. Os atacantes Dudu, que defendeu o Grêmio recentemente, e Lucas Barrios, que é argentino, são as prioridades. No caso deste os direitos federativos pertencem ao Spartak Moscou, da Rússia, que recentemente o emprestou ao Montpellier, da França, e não pretende contar com o jogador para 2015. É nisso que o Rubro-Negro aposta para contar com o jogador por empréstimo. O que pode dificultar os planos dos flamenguistas é que o Internacional também pretende contar com o atleta e deseja investir pesado nisso.

Quanto a Dudu a situação segue em rodadas de negociações. O Dínamo de Kiev, da Ucrânia, dono dos direitos federativos do jogador, não aceitou a primeira proposta dos flamenguistas, de três milhões de euros (cerca de R$ 9 milhões) por 50% dos direitos do jogador. O clube ucraniano avisou que pretende receber o dobro para repassar integralmente os direitos de Dudu. O Flamengo agora estuda uma nova proposta, que pode envolver, inclusive, parte dos direitos federativos de algum atleta de suas categorias de base.

Outro jogador que pode aparecer ainda esta semana é o lateral-direito Pará, que tem 28 anos, e deverá ser contratado junto ao Grêmio como pagamento de uma dívida ainda relativa à ida do meia Rodrigo Mendes para o clube gaúcho no início da década passada.

O acerto com Pará poderá acabar de vez com a chance de Leonardo Moura renovar seu contrato com o Flamengo. Isso porque, além de Pará, o Rubro-Negro contaria em seu plantel com Leo, que veio no início do ano do Atlético-PR e segue nos planos de Vanderlei Luxemburgo. O jogador, de 36 anos, não parece mais nos planos da diretoria, porém o caso é tratado com cautela pela história do jogador no clube, que começou em 2005. A semana também acabará sendo decisiva para o desfecho desta situação.

A situação de alguns outros jogadores também deverá ser resolvida ainda esta semana, principalmente a daqueles que não fazem mais parte dos planos de Vanderlei Luxemburgo. Porém, o caso desses atletas os dirigentes não estão se pronunciando para evitar a desvalorização de peças que estão compondo o elenco e podem se tornar moedas de trocas em momentos mais oportunos. Os dirigentes e nem Vanderlei Luxemburgo, porém, não querem que esses atletas estejam com o grupo na reapresentação do plantel. 



 Curta a página oficial do Já é Notícia no Facebook e acompanhe nossas notícias pelo Twitter.