CRB levanta três troféus na temporada e domina competições de base

Por Redação com Globo Esporte 08/12/2014 19h07
Por Redação com Globo Esporte 08/12/2014 19h07
CRB levanta três troféus na temporada e domina competições de base
Foto: Viviane Leão/GloboEsporte.com
O ano de 2014 foi muito bom para o Clube de Regatas Brasil. Após ver o time principal subir para a Série B do Campeonato Brasileiro, o torcedor regatiano comemorou na manhã do último sábado, pela terceira vez na temporada, um título na categoria de base. Comandados pelo técnico Luis Guilherme, os meninos do infantil conquistaram o bicampeonato da 26ª edição do Sesi TV Gazeta. O caneco obtido com 100% de aproveitamento vai se juntar aos outros dois levantados pelos times do sub-15 e sub-17, que são os atuais campeões estaduais das respectivas categorias.

O primeiro clube a comemorar, no entanto, foi o Murici. O Alviverde sagrou-se campeão do Alagoano Sub-20 em agosto, quando derrotou o Internacional nos dois jogos da Super Final e garantiu vaga na Copa São Paulo de Futebol Jr. em 2015. A Federação Alagoana deu prosseguimento ao calendário na base e organizou o estadual sub-15 logo em seguida.

Depois de bater o Sete de Setembro nos pênaltis, na fase semifinal, o Regatas chegou à decisão com o Arapiraca, entidade que representa a base do ASA. Sob a batuta de Luis Guilherme, os meninos alvirrubros triunfaram nas duas partidas e levantaram a taça no Estádio Nelson Peixoto Feijó. Na ocasião, o treinador lamentou a ausência de dirigentes do Galo na conquista do campeonato.

Em outubro, a rivalidade entre CSA e CRB protagonizou a final do Alagoano Sub-17. O Clássico das Multidões foi decidido em dois jogos, sendo o primeiro no Mutange e o segundo no Nelsão. O Azulão levou a melhor na ida e bateu o rival por 2 a 1. Tendo a vantagem do empate, os marujos não fizeram boa atuação fora de casa e foram dominados pelo Regatas.

Construindo o placar de 1 a 0 no tempo normal, o CRB levou o confronto para as penalidades. Após o árbitro Rafael Carlos Salgueiro mandar voltar uma cobrança defendida pelo goleiro azulino, o Galo converteu na segunda chance, adiou o sonho do rival e na sequência dos pênaltis cravou o nome de campeão ao derrotar o CSA por 7 a 6. A vitória coroou o trabalho do técnico Jean Carlo à frente do Alvirrubro e deixou os dirigentes azulinos furiosos com a arbitragem.

Para encerrar um ano farto na base, o time infantil do CRB bateu o Top Luz por 1 a 0 e ficou com o bicampeonato da Copa Sesi TV Gazeta.

Curiosamente, o Galo fecha a temporada sendo o clube que mais taças levantou no amador em Alagoas, mas no time profissional não utilizou sequer um jogador oriundo das categorias. Apenas Johnnattan atuou na Terceirona, mas ele foi revelado pelo Regatas há anos, defendeu outras equipes e voltou ao CRB em 2013.