Joinville é campeão, Avaí fica com acesso e América-RN é o último rebaixado

Por Redação com Futebol Interior 29/11/2014 18h06
Por Redação com Futebol Interior 29/11/2014 18h06
Joinville é campeão, Avaí fica com acesso e América-RN é o último rebaixado
Foto: Divulgação
O Joinville é o campeão do Campeonato Brasileiro da Série B. O JEC acabou perdendo para o Oeste por 1 a 0, mas contou com o empate, por 1 a 1, entre Náutico e Ponte Preta para ficar com a taça. O Avaí, por sua vez, ficou com a última vaga da zona de acesso, enquanto que o América-RN se juntou ao Vila Nova, Portuguesa e Icasa na Série C da próxima temporada.

BRIGA PELO TÍTULO
O Joinville entrou para enfrentar o Oeste, em Itápolis, no Estádio dos Amaros, precisando de apenas um ponto para ficar com o título. O JEC não conseguiu, esbarrou na forte marcação adversária e acabou sendo derrotado por 1 a 0, porém, contou com a sorte da Ponte Preta. A Macaca lutou, pressionou, mas ficou no empate, por 1 a 1, diante do Náutico e deixou a escapar a chance de conquistar o seu primeiro título em 114 anos de história.

O Joinville, que tropeçou nas últimas três rodadas, ficou na primeira colocação com 70 pontos, um a mais do que a Ponte Preta, que terminou na segunda colocação. A Macaca, que ficou muito perto do título nesta temporada, vive uma sequência de quatro jogos sem saber o que é vencer e acabou tropeçando em um Náutico instalado na crise.

A RESSACADA VIBRA COM ACESSO DO LEÃO!
A Festa foi grande no Estádio da Ressacada neste sábado. O Avaí chegou a liderar a Série B, ficou fora do G4 e entrou na última rodada precisando de uma combinação de resultados para conquistar o acesso. O Leão fez sua parte, derrotou o Vasco da Gama, pelo placar de 1 a 0, e contou com a derrota de Boa Esporte e Atlético-GO para parar na quarta colocação com 62 pontos. Coincidentemente, a arrancada de três vitórias seguidas aconteceu depois do pagamento de salários atrasados.

O Boa Esporte só dependia de suas próprias forças, mas foi até Juazeiro achando que o acesso estava assegurado, quando acordou já era tarde. O Icasa, mesmo rebaixado e com um time recheado de "novatos" dominou o Tricolor e venceu por 3 a 2. Restou ao time de Varginha lamentar, pois perder a oportunidade de fazer história e jogar pela primeira vez à elite do futebol brasileiro, ficando na sexta posição com 59 pontos.

Quem também não aproveitou a oportunidade foi o Atlético-GO. O Dragão fez um jogo parelho diante do Santa Cruz, mas acabou sendo derrotado pelo placar de 3 a 2, coincidência ou não, foi o mesmo resultado que eliminou o Boa Esporte. Para o Coral, que estava cumprindo tabela, nada mudou. Já o clube goiano fica na sétima posição com 59 pontos.

O América-MG, por sua vez, lutou, chegou a ficar entre os quatro primeiros colocados no decorrer da rodada, mas ficou ficando sem a vaga entre os quatro primeiros colocados. O seu papel foi feito. O Coelho derrotou o Sampaio Corrêa, por 4 a 0, com show do veterano Mancini, que balançou as redes em duas oportunidades. No fim, terminou na quinta colocação com 61 pontos. Se não tivesse perdido seis pontos por escalar o lateral Eduardo de forma irregular, estaria no G4.

O último time com chances de acesso também tropeçou na rodada. Só um milagre colocaria o Ceará no G4, mas o Vozão, que chegou a liderar a Série B, não fez nem o seu papel. O Alvinegro caiu diante do Luverdense pelo placar de 1 a 0. O artilheiro da competição, Magno Alves, mais uma vez, passou em branco, ficando assim na oitava posição com 57 pontos.

REBAIXAMENTO
Na última rodada da Série B, o América-RN se juntou ao Vila Nova, Portuguesa e Icasa na Série C da próxima temporada. O Mecão foi até Curitiba, mas acabou não conseguindo segurar o Paraná, que venceu por 3 a 1. Logo no início da partida, o árbitro avisou que Judson não poderia atuar, pois estaria suspenso, o que mexeu totalmente no psicológico do time potiguar, que acabou ficando apenas na 17ª colocação com 34 pontos, a três do Bragantino, primeiro time fora do descenso.

O Braga só conseguiu se livrar da queda, inclusive, por causa da vitória, por 2 a 0, contra o ABC, coincidentemente arquirrival do América-RN. O Braga respirou aliviado, enquanto que o Elefante apenas cumpriu tabela, já que o mais importante deste ano foi fazer história na Copa do Brasil, onde chegou às quartas de final e só caiu, após perder pelo Cruzeiro e pelos critérios de desempate (gols fora de casa).

Com isso, os times rebaixados à Série C foram: América-RN, com 43 pontos, Icasa (43), Vila Nova (32) e Portuguesa (25). O Bragantino ficou na 16ª posição (46), o Oeste em 15º, com 48. Os últimos dois só escaparam do descenso nesta última rodada.