A cada 15 segundos, um brasileiro é vítima de tentativa de fraude

Por Redação com Assessoria 06/11/2014 15h03
Por Redação com Assessoria 06/11/2014 15h03
A cada 15 segundos, um brasileiro é vítima de tentativa de fraude
Foto: Divulgação

Segundo dados da Serasa Experian, em agosto deste ano foram registradas 175.882 tentativas de fraude ligadas ao roubo de identidades, ou seja, casos em que os dados pessoais de um consumidor são usados por criminosos para fazer negócios sob falsidade ideológica ou até mesmo obter crédito sem a intenção de honrar os pagamentos.

O número indica uma tentativa de fraude a cada 15,2 segundos no Brasil. Entretanto, os números já foram mais alarmantes. Houve uma queda de 2,8% em relação ao mês anterior. Já a comparação entre janeiro a agosto de 2014 com o mesmo período de 2013 mostra uma redução de 6,5%. Em relação ao mesmo mês do ano anterior, a queda foi de 12,2%.

Principais fraudes

Entre os principais golpes aplicados está a emissão de cartões de crédito sem a solicitação do usuário, além de financiamento de eletrônicos no varejo - feitos geralmente com documentos falsificados ou roubados. A abertura de conta em um banco sem o consentimento do dono da documentação também é comum, fazendo com que toda uma cadeia de produtos possa ser utilizada para o prejuízo da vítima.

Prevenção

Para evitar fraudes, tanto o comércio quanto o consumidor podem tomar algumas atitudes de prevenção. Entre elas, está a possibilidade de consulta ao CPF, permitindo ter conhecimento do status que o contribuinte se encontra na Receita Federal. A utilização de documentos originais é também muito recomendada.

Em caso de roubos, cancelar o cartão e fazer um Boletim de Ocorrência são ações extremamente necessárias. Elas evitarão que seus dados sejam utilizados na contratação de serviços não solicitados, causando inúmeros problemas no futuro.