Ministério do Turismo vem a AL orientar agentes sobre exploração sexual infantil

Por Redação com Gazetaweb 06/11/2014 12h12
Por Redação com Gazetaweb 06/11/2014 12h12
Ministério do Turismo vem a AL orientar agentes sobre exploração sexual infantil
Foto: Divulgação
O coordenador geral de Proteção à Infância do Ministério do Turismo, Adelino Neto, vem a Maceió, nesta sexta-feira (7), para apresentar um panorama sobre as denúncias de exploração sexual contra crianças e adolescentes em Alagoas. O objetivo é fortalecer a rede de proteção para aumentar o número de ligações, pois, de janeiro a julho deste ano, o governo Federal só recebeu 51 denúncias relacionadas a esse tipo de crime no Estado, número que é considerado baixo e fora da realidade.

Segundo Adelino, a palestra busca conscientizar agentes públicos, empresários e a população em geral acerca da importância de denunciar os casos que afligem o público infanto-juvenil. No País, apenas três mil denúncias foram feitas. “É preciso que haja maior participação da sociedade no combate à violência, cujo crime de exploração foi tipificado como hediondo - sendo inafiançável e insuscetível de graça ou anistia -, após lei federal sancionada pela presidente Dilma”, explicou o coordenador geral.

Ainda de acordo com Adelino, a exploração é comandada, há algum tempo, por uma rede nacional ligada a crimes de homicídio e tráfico de drogas. Em meio aos números apresentados e à “força” de grupos criminosos que atuam livremente no país, o Ministério do Turismo decidiu fortalecer a rede de proteção por meio do Programa Turismo Sustentabilidade e Infância para estimular as denúncias pelo disk 100 e o uso do aplicativo para celular Proteja Brasil, do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), parceira do projeto social.

Durante o encontro, marcado para amanhã, no auditório do Sesi, no Trapiche da Barra, o público terá a oportunidade de conhecer a atuação conjunta dos programas Pronatec Turismo e Vira Vida, e do Serviço Social da Indústria (Sesi). Cursos técnicos de inclusão no mercado de trabalho visam contribuir para a ressocialização de adolescentes que sofreram esse tipo de violência. Além disso, o Ministério da Saúde apresentará dados sobre como está enfrentando o crime e o fluxo de atendimento às vítimas.

O Ministério do Turismo tem mobilizado toda a rede de proteção a crianças e adolescentes que lidam com o setor, dentre eles, garçons, que podem ganhar gorjeta para indicar as vítimas, além de representantes da rede hoteleira e de pousadas, onde os encontros costumam acontecer. Desde o início do ano, as palestras foram feitas em 17 capitais brasileiras. Mais de 1.500 pessoas foram sensibilizadas.

Representantes do Pronatec Turismo Social, do Ministério da Saúde, do Desenvolvimento Social e Combate à Fome e do Conselho Nacional do Sesi também contribuem com a realização do evento.

Confira a programação


13h - Apresentação do Pronatec Turismo Social - MTur
13h50 - Apresentação do Projeto Vira Vida - SESI-CN
14h20 - Palestra sobre Prevenção da Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes e apresentação do Manual do Multiplicador – Campanha Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes não é Turismo. É crime - Mtur
14h50 - Palestra sobre Estratégias de Enfretamento à Violência no contexto do turismo – Ministério da Saúde
15h30 - Debate sobre os temas apresentados. 


Curta a página oficial do Já é Notícia no Facebook e acompanhe nossas notícias pelo Twitter.