TRE proíbe reunião com beneficiários do Bolsa Família em AL

Por Redação com TNH1 com Redação com TNH1 21/10/2014 18h06
Por Redação com TNH1 com Redação com TNH1 21/10/2014 18h06
TRE proíbe reunião com beneficiários do Bolsa Família em AL
Foto: Reprodução/Divulgação
O Tribunal Regional Eleitoral (TER-AL) proibiu a realização de qualquer tipo de reunião onde sejam convocados os beneficiários do Bolsa Família, programa do Governo Federal para famílias de baixa renda.

Em Nota Oficial, emitida pela presidente do TRE, desembargadora Elisabeth Carvalho Nascimento, o TRE determina que fica vetado qualquer tipo de convocação dos beneficiários do Programa Bolsa Família nos municípios alagoanos, até o dia 26 de outubro, data de realização do segundo turno das Eleições 2014.

A medida foi tomada após tomar conhecimento de que supostos cabos eleitorais estariam ameaçando cortar o benefício de famílias, caso não votassem na candidata Dilma Rousseff, do PT.

O Ministério Público Eleitoral (MPE) está apurando a veracidade das informações. De acordo com Assessoria do Tribunal, nos casos de reuniões em que a manutenção ou perda do programa estiverem sendo tratados, os participantes serão todos presos.

O MPE deve se pronunciar ainda nesta terça-feira (21) sobre os detalhes das denúncias informadas à Justiça Eleitoral.

De acordo com o coordenador de campanha de Dilma Rousseff em Alagoas, Joaquim Brito, as denúncias são infundadas, considerando que o voto é secreto e não haveria meios de se conferir os votos dos beneficiários.

“Essas denúncias são infundadas. O que acontece é que o TSE proibiu a Caixa Econômica Federal de pagar o benefício essa semana que antecede a eleição. Tenho como assegurar que nada disso foi feito em nenhuma reunião. Isso é acusação de quem está desesperado. Como é que o Governo Federal vai saber quem votou em ‘A’ ou ‘B’? Não tem como, o voto é secreto”, afirmou.

Segundo Joaquim Brito, a denúncia é caluniosa, infantil e mentirosa. Ele solicitou que a Justiça Eleitoral, a Polícia Federal e os órgãos competentes investiguem para evitar falso testemunho.


NOTA OFICIAL

A Presidente do Tribunal Regional Eleitoral de Alagoas, no uso das atribuições legais e regimentais;

CONSIDERANDO a necessidade de manutenção da ordem pública e a garantia da tranquilidade para o exercício do voto, COMUNICA que:

I - Fica proibido qualquer tipo de convocação dos beneficiários do Programa Bolsa Família nos municípios alagoanos, até o dia 26 de outubro, data em que se realizará o 2º turno das Eleições 2014;

II – O desrespeito a esta proibição sujeitará o agente às sanções legais específicas.

Maceió, 20 de outubro de 2014.
Desa. ELISABETH CARVALHO NASCIMENTO
Presidente do TRE/AL