Jovens infratores fazem motim com refém na Uime; houve fuga, diz Seris

Por G1 Alagoas com G1 Alagoas 26/09/2014 11h11
Por G1 Alagoas com G1 Alagoas 26/09/2014 11h11
Jovens infratores fazem motim com refém na Uime; houve fuga, diz Seris
Bope foi acionado para tentar conter confusão na unidade - Foto: Everton Gomes/Arquivo pessoal
Jovens infratores da Unidade de Internação Masculina e Extensão (Uime), localizada no Tabuleiro do Martins, em Maceió, realizaram um motim na manhã desta sexta-feira (26). De acordo com a assessoria da Secretaria de Estado de Ressocialização e Inclusão Social (Seris), um jovem, que já foi identificado, conseguiu fugir. Agentes do Grupo de Operações de Assistência Socioeducativa (Goas) foram até o local e conseguiram conter o motim.

Ainda de acordo com a Seris, a ação aconteceu durante o banho de sol dos infratores da unidade, que abriga infratores um número um número total de 32 socioeducantos, divididos em 17 maiores e 15 menores de idade. Um grupo de jovem fez dois funcionários reféns, e teve acesso ao alojamento dos monitores. Lá os infratores pegaram os coletes que estavam no local e atearam fogo, impedindo a entrada dos agentes.

A secretaria ainda informou que os menores quebraram a porta de acesso à ala dos maiores infratores, que se juntaram ao motim. A Goas, que fez o trabalho de contenção do local, teve que quebrar uma das paredes da unidade para conseguir o acesso interno, já que os objetos incendiados impediam a passagem dos agentes.

Após a contenção dos infratores, foi realizada uma recontagem dos jovens, e foi constatado que um adolescente teria fugido do local. A Superintendência de Assistência Socioeducativa prestou atendimento aos funcionários e jovens feridos.

De acordo com o superintendente Alexsandro Luz, durante a confusão um agente foi ferido com um corte na testa e encaminhado para o Hospital Geral do Estado (HGE). O corte foi provocado por uma telha. Ainda de acordo com o Luz, um menor também ficou ferido.

A secretaria informou que uma sindicância será aberta para apurar os fatos. Estiveram presentes no local, agentes da Polícia Militar, do Grupo de Operações de Assistência Socioeducativa (Goas) e o Batalhão de Operações Especiais (Bope).

Curta a página oficial do Já é Notícia no Facebook e acompanhe nossas notícias pelo Twitter.