O anticoncepcional pode falhar, cuidado!

Por Redação com Mundo das Mulheres 17/08/2014 12h12
Por Redação com Mundo das Mulheres 17/08/2014 12h12
O anticoncepcional pode falhar, cuidado!
Foto: Mundo das Mulheres
Os anticoncepcionais ou pílulas a base de progesterona e estrogênio produzem uma alta taxa de prevenção. Estudos apontam que uso da pílula evita a concepção em torno de 99% o que representa uma ótima margem de segurança. O fato é que não existem métodos contraceptivos que apresentem 100% de segurança. No entanto o uso da pílula anticoncepcional é uma forma de prevenção adotada por um número expressivo de mulheres em todo o mundo.

O anticoncepcional pode falhar na primeira cartela

Existe essa possibilidade ainda que remota, mas existe. Por isso é importante que ao longo do primeiro mês em que estiver tomando a pílula não deixe de fazer uso de outros métodos de prevenção. As cartelas contendo as pílulas trazem escritas no verso os dias da semana, para facilitar o uso e evitar possíveis esquecimentos.

É importante iniciar o uso das pílulas conforme a data marcada no calendário da cartela. A maioria das cartelas vem com 21 comprimidos, mas existem aquelas com 24 e outras com 28 comprimidos. Sendo que o efeito é o mesmo e independe da variação que ocorre de um tipo para outro.

O anticoncepcional injetável pode falhar

Sim pode falhar se não houver cuidados durante o primeiro mês. Existem dois tipos de anticoncepcionais injetáveis, sendo um de uso mensal e o outro trimestral. A injeção mensal como o próprio nome sugere, protege por um mês e a trimestral por noventa dias.

O ideal é fazer uso de outro método anticoncepcional no primeiro mês ou mesmo a abstinência durante esse período. Após um mês as relações podem acontecer de forma natural.

Anticoncepcional injetável

O anticoncepcional tomado corretamente pode falhar

O anticoncepcional interrompe o período fértil da mulher, ou seja, o organismo feminino deixa de ovular, não ocorrendo à ovulação é impossível engravidar. Quando tomado corretamente o anticoncepcional atua no organismo feminino evitando a gravidez. As chances de engravidar são de aproximadamente 1% ou praticamente nenhuma. Por isso a pílula deve ser ingerida todos os dias e de preferência no mesmo horário, a partir da segunda cartela ou do segundo mês, não há razão para temores.

Lembrando que o dia ideal para iniciar o uso do anticoncepcional é o primeiro dia da menstruação. Com o início da menstruação existe a certeza de que a mulher não esta grávida. No entanto pode começar a fazer uso da pílula ou da injeção em qualquer dia da menstruação ou pode tomar em qualquer dia, mesmo não estando mais menstruada, desde que tenha certeza absoluta de que não esta grávida.