Em sabatina, Biu propõe escola em tempo integral em Alagoas

Por Redação com Assessoria 31/07/2014 12h12
Por Redação com Assessoria 31/07/2014 12h12
Em sabatina, Biu propõe escola em tempo integral em Alagoas
Foto: Assessoria
Escola pública em tempo integral é uma das principais propostas do candidato a governador Biu para a Educação em Alagoas. Para Biu, “a escola pública alagoana precisa voltar a ser respeitada”, inclusive para que o combate à violência seja mais eficiente.

Este e outros assuntos foram debatidos por mais de duas horas nesta quarta-feira (30), encerrando a série de sabatinas organizada pelo CREA-AL (Conselho Regional de Engenharia e Agronomia).

O candidato a vice-governador Alexandre Toledo também participou da sabatina e, junto com Biu, respondeu perguntas da plateia sobre temas diversos. Biu preferiu sair da mesa e conversar diretamente com o público presente no auditório do CREA.

“A educação interfere diretamente na segurança”, afirmou o candidato a governador. “Quando a criança passa o dia na escola, por exemplo, ela deixa de ser isca para os traficantes. Mas para isso, a escola tem que ser atrativa e os professores precisam estar motivados”, disse.

Biu, que sempre estudou na rede pública de ensino, afirmou que Alagoas vive um momento difícil na Educação e que a qualidade das escolas públicas precisa ser resgatada. “Quem tem dinheiro pode estudar onde quiser, é só pagar a mensalidade. E quem não tem? Vai ficar relegado? Não. O Estado tem obrigação de oferecer educação de qualidade às pessoas”, ressaltou Biu.

Respeito ao servidor público

Ao lembrar sua trajetória política, Biu destacou que tem mais de 50 anos de trabalhos em Alagoas e sempre buscou “cuidar bem das pessoas”. Como presidente da Câmara de Maceió e da Assembleia Legislativa, criou planos de cargos e salários reconhecidos como marcos pelos próprios servidores.

“Nenhum Estado funciona sem servidores motivados. Sempre que atuei como gestor, o servidor público era uma das minhas prioridades. Eleito governador, não vai ser diferente”, garantiu Biu.

Dívida com a União e LRF

Biu também falou sobre o pagamento mensal da dívida do Estado com a União e disse que vai continuar brigando para que estes recursos não saiam de Alagoas.

“É inadmissível que um estado com tantos problemas perca R$ 50 milhões por mês de investimentos. Como governador, vou brigar para que este recurso fique aqui, para que seja investido em áreas prioritárias”, afirmou Biu.

Sobre a Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF), Biu defendeu a flexibilização da Lei. “Áreas sociais importantes como a Educação, a Saúde e a Segurança não podem ser freadas pela Lei de Responsabilidade Fiscal. Precisamos flexibilizá-la. Se isso continuar acontecendo, então temos que ver como cortar outros gastos para que sobre recursos para estas áreas”, disse o candidato.

Coligação

Biu é candidato a governador pela coligação “Juntos com o povo pela melhoria de Alagoas”, que tem Alexandre Toledo (PSB) como candidato a vice e Omar Coêlho (DEM) como candidato ao Senado. A coligação é composta por nove partidos (PP, PSB, DEM, PR, PSL, PPS, PRP, PSDC e SDD) e tem 27 candidatos a deputado federal e 81 a deputado estadual.