SMTT realiza ajustes finais para implantação de binário no Centro de Arapiraca

Por Redação 17/07/2014 00h12
Por Redação 17/07/2014 00h12
SMTT realiza ajustes finais para implantação de binário no Centro de Arapiraca
Avenida Rio Branco - Foto: Já é Notícia
A equipe de reportagem do Portal Já é Notícia, entrevistou técnicos da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito de Arapiraca, sobre o projeto de implantação de um binário na área central da cidade.

Segundo o Departamento de Engenharia de Tráfego, a nova formatação organizará o trânsito nos dois principais corredores do Centro de Arapiraca.

“A efetivação deste projeto é o primeiro passo para um conjunto de ações que se efetivarão, no decorrer do tempo, na malha comercial da cidade. O binário não é a solução para o problema do trânsito de Arapiraca, mas uma etapa fundamental e básica para diversas outras ações, como a implantação da zona azul, limite de circulação para caminhões que realizam transporte de carga/descarga no setor comercial da cidade, entre outros”.

O Superintendente do órgão, Ricardo Auto Teófilo, destacou que todos os projetos executados pela entidade foram analisados e deliberados junto ao Conselho Municipal de Transportes e Trânsito da cidade.

“A SMTT tem realizado seu planejamento dentro de um planejamento participativo, sempre respeitando a supremacia do interesse público sobre o privado, de forma que, ocorrendo este conflito, há de prevalecer o interesse público, isto é, aquele que atende um maior número de pessoas”.

Ricardo informou, ainda, que após a efetivação dos projetos, técnicos do Departamento de Trânsito e Engenharia, acompanharão possíveis efeitos negativos, minimizando suas consequências através de medidas compensatórias.

“Trabalhamos incansavelmente para a melhoria da qualidade de vida da população arapiraquense e da região, que tem no direito de ir e vir, um importante pressuposto para viver e resolver problemas de ordem econômico e social no Centro do município”.

Ricardo Teófilo não apontou uma data para implantação do projeto, mas mencionou que espera efetivá-lo até o mês de agosto.

“Os trabalhos das equipes responsáveis estão em fase de ajustes finais. Sinalização horizontal, vertical, sincronização semafórica, aplicação de dispositivos auxiliares com foco no pedestre, e até uma política organizada de estacionamento, acessibilidade e fluidez são exemplos de ações que vêm ocorrendo nas vias públicas que recepcionarão as projeções”.