SMTT explica implantação de ilha para proteção de pedestres na Avenida Rio Branco

Por Redação 11/07/2014 17h05
Por Redação 11/07/2014 17h05
SMTT explica implantação de ilha para proteção de pedestres na Avenida Rio Branco
Foto: Reprodução Facebook
A Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito de Arapiraca (SMTT) de Arapiraca, através de seu engenheiro de tráfego Ricardo Manoel Correia Lima, conversou com a equipe de reportagem do Portal Já é Notícia sobre um dos pontos mais críticos da implantação do binário no Centro da cidade: o cruzamento da Rua Maurício Pereira com a Avenida Rio Branco, no entorno do empreendimento GBarbosa.

No local, existe um dos maiores problemas de segurança para veículos automotores e pedestres do Centro de Arapiraca, haja vista que a via é a única alternativa de ligação entre os setores Norte e Sul do município.

O Departamento de Engenharia de Tráfego da SMTT explicou que será instalado um plano semafórico no local, com organização de tráfego e segurança para veículos e pedestres.

“Existem muitas falácias sobre o projeto, que foi configurado segundo a doutrina majoritária em termos de Engenharia de Tráfego. Pedimos à população que espere a conclusão do projeto para aí sim manifestar críticas e sugestões acerca do modelo a ser configurado no lugar”.

O engenheiro destacou que o local comportará três estágios semafóricos e que a ilha de pedestres tem função essencial para a configuração do projeto no local crítico.

“A ilha tem várias funções dentro do projeto. Entre elas citamos sua importância na organização das filas veiculares que irão se formar no entorno do semáforo, reduzindo a probabilidade de colisões laterais. Outra característica da ilha é funcionar como uma proteção provisória para os pedestres com mobilidade reduzida que pretendam atravessar a via no local. Imaginem, por exemplo, uma gestante ou um idoso, que necessite cruzar a via. Eles poderão ficar protegidos no passeio criado e realizar a passagem em dois tempos. É, sobretudo, uma garantia de segurança para quem constantemente utiliza a via a pé”, esclareceu o engenheiro.

A implantação da ilha, segundo Manoel, está conjugada com um semáforo para pedestres, que disciplinará a passagem segura dos pedestres na travessia.

Ricardo Manoel mencionou, aliás, que no prolongamento da ilha será instalada uma área de serviço para parada de veículos que realizam ações essenciais, como viaturas de polícia, do Corpo de Bombeiros, SAMU, entre outras.

Membros do Departamento de Engenharia da entidade informaram também que diversas análises práticas estão sendo colhidas no lugar, para que possíveis pontos críticos sejam mitigados com os recursos de gerenciamento de tráfego necessários e suficientes para termos um trânsito com fluidez e seguro nas imediações da implantação.

Tecnicos do Departamento finalizaram versando que o local é só um dos protótipos do projeto constituído pelo binário a ser instalado nos próximos dias entre a Avenida Rio Branco e a Rua Fernandes Lima.