De engraxate a o mais novo bilionário brasileiro

Por Redação com Correio do Estado 29/06/2014 16h04
Por Redação com Correio do Estado 29/06/2014 16h04
De engraxate a o mais novo bilionário brasileiro
Foto: Universidade Maurício de Nassau
O mais novo bilionário brasileiro começou a vida trabalhando como engraxate no estado do Mato Grosso do Sul quando tinha oito anos de idade.

José Janguie Bezerra Diniz é o fundador da rede de educação Ser Educacional, avaliada em US$1,1 bilhão, segundo a revista de negócios Forbes.

Diniz é natural da cidade de Santana dos Garrotes, no estado da Paraíba, nasceu em uma família de sete irmãos. Ele sabia que para enricar só existiam duas maneiras, “ ganhar na loteria ou estudar muito”.

Antes de se formar em direito em 1987, Diniz foi vendedor de tangerinas e picolés, e trabalhou com datilografia em Recife. Fez mestrado e doutorado pela Universidade de Pernambuco e fala fluentemente inglês e francês.

A rede Ser Educacional foi fundada em 1994, e em menos de 20 anos passou de uma pequena escola preparatória para uma empresa responsável por marcas com as universidades Maurício de Nassau e Joaquim Nabuco. Com a abertura de capital em 2013 a companhia arrecadou US$281 milhões.

Diniz tem como plano consolidar o setor da educação em todo norte e nordeste do país e estender a rede para outras regiões do Brasil.

O bilionário foi convidado a ser o candidato do ex-governador de Pernambuco, Eduardo Campos, mas preferiu continuar como empreendedor.