Comandante do 3º BPM lança projeto contra roubo/furto de celulares em Arapiraca

Por Redação 27/06/2014 17h05
Por Redação 27/06/2014 17h05
Comandante do 3º BPM lança projeto contra roubo/furto de celulares em Arapiraca
Foto: Já é Notícia
O comandante do 3º BPM, tenente-coronel Thulio Roberto Emery dos Santos, apresentou na manhã desta sexta-feira (27) um importante projeto de combate aos roubos/furtos de aparelhos celulares na cidade de Arapiraca.

O oficial, durante a explanação, destacou o alto índice desse tipo penal no município, que associou ao tráfico de drogas. "Os celulares são uma moeda bastante valorizada no comércio de drogas e entorpcentes, haja vista sua facilidade de comercialização, dái o alto número de crimes associados a esses objetos em Arapiraca e região", mencionou Thulio.

Na reunião compareceram diversas autoridades e membros da sociedade civil organizada. Representantes da Secretaria de Governo e de Educação da Prefeitura de Arapiraca, OAB, Conselho Municipal de Segurança, componentes do Movimento Arapiraca Segura, dentre outros, fizeram questão de acompanhar e apoiar o projeto.

Após apresentar o gráfico estatístico com a problemática, o tenente-coronel apresentou seu plano de metas para minimizar o crime em Arapiraca e demais municípios da Região Metropolitana do Agreste.

O código Imei

Thulio Roberto utlizou um recurso tecnológico, homologado pelo Ministério da Justiça, para tentar reduzir a atração criminal para os aparelhos. O oficial apresentou uma planilha contendo um plano de divulgação social para que a população arapiraquense aprenda a bloquear seus aparelhos em caso de roubo/furto e, consequentemente, reduzir a procura dos ladrões pelos celulares, haja vista que eles bloqueados serão inutilizáveis.

Veja como bloquear o aparelho em caso de roubo ou furto

O IMEI, códogo de identificação dos celulares, é padrão a todos os milhares de aparelhos produzidos no Brasil. Qualquer dispositivo que se contecte à rede de telefonia possui uma espécie de 'impressão digital' única, também conhecido como "International Mobile Equipment Identity" - ou IMEI. Como descobrir seu número e quais as utilidades do reconhecimento do celular no mundo?

Para inibir o roubo de celulares a ANATEL, o Ministério da Justiça e operadoras do país pretendem assinar um acordo que permite o bloqueio total do celular pelo IMEI. Para quem não sabe, IMEI quer dizer International Mobile Equipment Identity (Identificação Internacional de Equipamento Móvel) e permite que cada celular tenha um número único, como se fosse um chassi de carro ou um código de série.

O IMEI pode ser encontrado na caixa do aparelho, no espaço destinado à bateria ou digitando *#06# no celular. Todo celular habilitado tem seu IMEI registrado em um bando de dados chamado EIR (Registro de Identidade de Equipamentos).

Quando um IMEI é bloqueado, as funções que dependem da operadora como, ligações e conexão com a internet ficam indisponíveis. Com isso, o aparelho perde completamente a utilidade, pois quem vai querer um celular para usar apenas como agenda ou despertador?

Como bloquear o IMEI

Bloquear o IMEI é a única garantia que você tem de que o ladrão não vai usar seu celular e nem tirar proveito de uma coisa que é sua. Para evitar transtornos, sempre mantenha o IMEI em um lugar seguro. Se você não tem a caixa, anote o número e guarde-o em casa, dessa forma se algo acontecer você tem o que precisa para solicitar o bloqueio.

1° Faça um Boletim de Ocorrência

Se o aparelho foi furtado ou você o perdeu, a primeira coisa a fazer (sempre) é ir até uma delegacia e solicitar um Boletim de Ocorrência – ele é obrigatório para o bloqueio do IMEI. Em alguns estados é possível solicitá-lo pela internet, sendo assim, procure o site da Polícia Civil para encontrar a Unidade Policial mais próxima.

Mesmo que a possibilidade de recuperação do aparelho seja pequena, sempre faça um BO, pois com ele em mãos é possível provar que o celular não estava com você se ele for usado em algo ilícito. Além disso, as autoridades podem saber exatamente o número de telefones roubados e tomar medidas para evitar mais furtos.

2° Converse com a operadora

Com o BO em mãos, entre em contato com sua operadora e solicite o bloqueio do IMEI e, se possível, do chip também. O atendente solicitará a cópia do BO por fax ou email e assim que você enviar, o bloqueio será concluído.

Fica a dica

Quando você perder ou tiver o celular roubado sempre (sempre mesmo!) faça um BO. Além disso, bloquear o aparelho é indispensável, pois quanto mais pessoas fizerem isso, menos visados serão os telefones.

Se todas as pessoas seguirem esses passos, roubar celulares perde o sentido, tendo em vista que eles não podem mais ser usados como tal. Exceto no caso de comércio ilegal de peças, um telefone que não realiza chamadas não passa de mais um gadget inútil.